Destaques

Londrinenses vencem Brasileiro Juvenil de Seleções pelo Paraná no feminino e masculino

As duas seleções paranaenses contaram, ao todo, com sete atletas e três integrantes do Londrina Handebol nas comissões técnicas

Com 100% de aproveitamento, o Paraná sagrou-se campeão brasileiro juvenil de handebol entre seleções no último sábado (28), em Umuarama (PR), quando os times feminino e masculino do estado faturaram seus títulos de maneira invicta na competição nacional Sub-18. Sete atletas da equipe do Londrina Handebol integraram os selecionados paranaenses, além de três membros das comissões técnicas do clube pé-vermelho, colocando a cidade em destaque.

Atleta Maria Clara (nº 5, à esquerda) foi selecionada para o time ideal do campeonato. Foto: Divulgação

No feminino, o troféu para o Paraná veio com vitória sobre Mato Grosso (MT) na finalíssima por 38 a 18. Na semi, a seleção estadual havia superado o Distrito Federal (DF) por uma vasta goleada de 48 a 16.

Quatro jogadoras do Londrina Handebol participaram da conquista. A goleira Mariana Santos foi eleita a melhor atleta (MVP) da grande decisão, enquanto a meia direita Maria Clara, também titular, foi escolhida como melhor armadora da posição no Brasileiro de Seleções. A armadora Hayara e a pivô Gabriele foram as outras duas atletas do time londrinense compondo o elenco vencedor. O técnico Vinícius Garcia foi o auxiliar técnico do time.

Já na categoria masculino o título foi faturado em uma decisão acirrada, onde a seleção paranaense saiu ganhadora ao derrotar Mato Grosso (MT) por 30 a 28, confirmando a dobradinha dourada para o estado. No confronto anterior, válido pela semifinal, o resultado foi de 25 a 19 sobre Mato Grosso do Sul (MS).

Leandro Floriano, do Londrina Handebol, foi um dos técnicos do time, composto ainda pelos atletas do clube Leonardo (pivô), Matheus (goleiro) e Vinicius (armador). O fisioterapeuta Nelson Akio Shirabe também integrou a seleção.

Mais informações e postagens sobre as conquistas estão disponíveis no perfil @parana_handebol da Liga Paranaense de Handebol no Instagram.

Foto: Divulgação

Celebrações – O auxiliar técnico da seleção paranaense feminina no torneio, Vinícius Garcia, técnico do Londrina Handebol, comemorou o fato de poder fazer parte do grupo campeão. “O time foi construído durante quatro fases prévias de treinamento que contribuíram muito para que as nossas atletas entendessem e conseguissem aplicar tudo em quadra com excelência. As meninas assimilaram o plano trabalhado, sempre muito sérias e focadas tanto defensivamente como no setor ofensivo. Cada clube tem uma filosofia de jogo, então nem sempre é fácil as atletas se adequarem em um modelo de seleção, mas os resultados vieram com uma essência coletiva muito forte”, destacou ele, que havia integrado a comissão do time Sub-16 paranaense no mesmo torneio em 2024.

Para Garcia, além da felicidade da conquista para a seleção, o trabalho desenvolvido reforça a qualidade da formação de atletas no Paraná. “Esse resultado expressivo aponta o bom trabalho que temos feito em Londrina, e que outras cidades também têm produzido. Particularmente, vivenciar uma competição desse porte é uma experiência importante para mim enquanto treinador, sempre próximo das melhores atletas do estado e também tendo a oportunidade de aprender com um professor de extrema capacidade, que é o José Carlos Mendes (Spock). Uma pessoa que tem uma forma muito clara de enxergar o jogo e de transmitir isso para as atletas. Espero poder continuar contribuindo para colhermos mais frutos”, declarou.

Treinador do Londrina Handebol, Leandro Floriano (segundo a partir da esquerda). Foto: Divulgação

O técnico Leandro Floriano, do Londrina Handebol, um dos comandantes da seleção paranaense masculina no Campeonato Brasileiro, está participando da competição pela quarta vez. Em 2022 e 2023, ele foi convocado para compor o time da categoria Sub-16. No ano passado e em 2025, ele foi chamado para a categoria Juvenil (Sub-18).

“A final foi um jogo duríssimo do início ao fim, mas o título veio de forma especial. Todos os atletas do Londrina entraram em quadra, com destaque para o goleiro Matheus que fez uma bela atuação no 1º tempo. Foi um grande privilégio fazer parte novamente da comissão técnica do nosso Paraná. Isso significa que a cidade continua com um ótimo trabalho. Estou completando 16 anos de carreira, sendo este meu segundo título nacional como treinador. Agradeço à Federação Paranaense pela confiança e a todos os atletas por acreditarem na nossa proposta”, afirmou Floriano.

Os times do Londrina Handebol, nas duas categorias, são patrocinados pela Prefeitura de Londrina, via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), programa gerido pela Fundação de Esportes (FEL).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos