Agentes de Endemias expõem larvários do Aedes aegypti
Intenção é chamar a atenção dos alunos e da comunidade para a prevenção da dengue; agentes também vão a Guaravera na próxima segunda-feira
Neste sábado (7), a partir das 8h30, três agentes municipais de Endemias vão até o colégio Estadual Margarida de Barros Lisboa, na Rua Finlândia, 150, Jardim Vilas Boas, conversar com os alunos sobre a prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão apresentar aos estudantes as maquetes e larvários do mosquito e entregarão panfletos e cartazes sobre o assunto. Para a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos, é importante abordar o assunto nas escolas, pois as crianças e adolescentes ajudam a disseminar o conhecimento acerca da prevenção e do combate ao mosquito.
“É necessário batermos sempre nas mesmas teclas e falarmos a respeito do Aedes aegypti, porque além da dengue, ele é transmissor da febre amarela, da zica e da frebre chikungunya. Assim, os alunos recebem o conhecimento e repassam para amigos, conhecidos e familiares, o que ajuda no combate a essas doenças”, explicou.
Outras ações – Além da ação de sábado, na próxima segunda-feira (9), das 9h às 11h, os agentes de endemias vão realizar uma ação educativa no Distrito de Guaravera. Ela estava marcada para a última quinta-feira (5), mas não pode acontecer devido à chuva. O ponto de encontro da equipe será no Colégio Estadual de Guaravera, na Rua Pará, 348.
A intenção é alertar a população do distrito sobre os riscos da doença. Por isso, a atividade contará com a participação dos alunos da Escola Municipal John Kennedy e do Colégio Estadual de Guaravera e conta com a parceria da Igreja São João Batista e do Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos. Todos vão percorrer o Distrito de Guaravera para conscientizar os moradores sobre a importância de se eliminar os criadouros do mosquito.
Serão dadas dicas de como acondicionar corretamente o lixo em sacos plásticos fechados, colocar areia até a borda dos pratos de flores e plantas, remover folhas de calhas e bueiros, limpar potes e bebedouros de animais, manter sempre tampadas as caixas d’água e tonéis, além de não jogar lixo e materiais recicláveis em terrenos baldios.
Foto: Vivian Honorato/arquivo