Cidadão

Festival Internacional de Música de Londrina se encerra com vários espetáculos

Programação do fim de semana conta com apresentações dos Palcos Pedagógicos, Orquestra Sinfônica do Festival e Roda de Choro, entre outros destaques

O 45º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) chega ao seu último fim de semana com diversas atrações culturais pela cidade. Confira alguns dos principais eventos deste sábado (19) e domingo (20):

Palcos pedagógicos – No sábado (19), estudantes de Londrina e região, do Paraná e de outros estados brasileiros apresentam o resultado do que aprenderam nos cursos e oficinas do evento em diversos concertos. Nesta 45ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (45º FIML), a programação pedagógica contou com 42 cursos e oficinas, 37 professores, quase 800 alunos entre eles 57 bolsistas, totalizando 1050 inscrições.

As apresentações são gratuitas e acontecem nas escadarias do Teatro Ouro Verde, na Concha Acústica, no Cultural Hall e na AML Cultural. Os horários e os espetáculos podem ser conferidos nas redes sociais do festival: @festmusicalondrina.

Logo no início da manhã, às 9h, a Banda de Garagem, com alunos da Oficina do 45º FIML, se apresenta no Cultural Hall (Rua Prof. João Cândido, 1156). A coordenação é dos professores Fernando de Mello e Ale de Oliveira.  Ainda no Cultural Hall, às 14h, o Coro Infanto Juvenil e os alunos da Prática de Coro Adulto se apresentam. A regente será a professora Valéria Correia.

Nas escadarias do Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão,85) às 20h, os alunos de Acordeon do 45º FIML formam a Orquestra Sanfônica do Festival e se apresentam com um repertório que vai do MPB ao Jazz, passando até por músicas israelitas. A coordenação e regência será do professor Miguel Santos.

Outras atrações do Palco Pedagógico podem ser conferidas na AML Cultural (Praça 1º de Maio,130), como apresentações de flauta doce (9h20), violão (10h20) e piano (11h20). No período da tarde, às 14h30, se apresentam estudantes das oficinas de MPB e Jazz.

Foto: Rei Santos

The Beatles Symphony – Na noite de amanhã (19), o Teatro Ouro Verde recebe uma noite dedicada à banda mais revolucionária da história do rock. The Beatles Symphony, com a banda Senhor Bonifácio e orquestra, apresenta duas sessões com ingressos completamente esgotados às 18h30 e 20h30, confirmando o sucesso do espetáculo na programação do 45º Festival Internacional de Música de Londrina.

Com participação especial do Grupo Vocal Entre Nós, o concerto propõe uma viagem única pela discografia do quarteto de Liverpool. A apresentação, que estreou em 2024, traz direção musical e arranjos assinados por Eduardo Assad Sahão e Vitor Gorni, garantindo uma releitura sofisticada dos clássicos atemporais.

Concerto de encerramento – O concerto de encerramento do FIML será neste domingo (20), a partir das 10h30, no Teatro Universitário Ouro Verde. No palco, a Orquestra Sinfônica do Festival, formada por integrantes de 13 projetos de Orquestras Sociais de diversos estados brasileiros e do Paraná, resultando em uma sinfônica com 105 músicos.

Em 2025, o FIML comemora oficialmente 10 anos do Projeto de Orquestras Sociais. No concerto, a orquestra, que será regida pelo maestro do Festival Luiz Martins executará obras de compositores brasileiros e latino-americanos. Os ingressos são gratuitos, mas é necessário retirar o convite pela plataforma Sympla.

Foto: FIML/Divulgação

O repertório do concerto será composto por “Mourão”- Guerra-Peixe/ Clóvis Pereira; “Obrigado, Pixinguinha – II. Polca” -Alexandre Ribeiro. Arranjo: Tiago Costa; “Bachianas Brasileiras n.°4: I. Prelúdio”- Heitor Villa-Lobos; “Batuque – Danza Di Negri” – Oscar Lorenzo Fernández; “Série Brasileira – IV. Batuque” – Alberto Nepomuceno; “Três Danças para Orquestra – I. Dança Brasileira” – Camargo Guarnieri; “Bachianas Brasileiras n.°2 – IV. O trenzinho do Caipira” – Heitor Villa-Lobos; “Danzón n.° 2” – Arturo Marquez. Adaptação: E. Trabucco; “Conga del Fuego Nuevo” – Arturo Marquez.

“O programa é uma festa de ritmos”, comenta a coordenadora do projeto Encontro Nacional de Orquestras Sociais – 10 anos, a violinista Carla Ricon. “São peças que escolhi pela melhor representatividade do povo brasileiro. Também vamos homenagear o compositor mexicano, Arturo Marquez, ainda vivo, que se dedica muito à escrita sinfônica de projetos sociais no mundo todo, começando pela Venezuela. Sua composição ‘Conga del Fuego Nuevo’ representa muito os ritmos latino-americanos”, afirmou. 

Rodas de Choro – Fechando o circuito de “Rodas de Choro em bares de Londrina”, no domingo (20), último dia do festival, será realizado o Clube do Choro de Londrina no Empório Sumatra (Avenida Juscelino Kubitschek, 3.255) das 12h às 14h30. Já no Sabor & Ar (Rua Aminthas de Barros, 46), o grupo “Regional Flor de Café” se apresenta das 12h às 15h. Ambos os espetáculos são gratuitos.

Realização – A 45ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Estadual de Cultura; Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC); e Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina/ Casa da Cultura. Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal (projeto viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet).

A iniciativa tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Texto: N.Com, com informações da assessoria do 45º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos