Prefeitura promove campanha pelo fim da violência contra a mulher
“16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” vai contar com oficinas, debates, palestras e um ato público no Calçadão
A partir desta sexta-feira (20), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) irá promover a segunda edição da campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” que vai até 10 de dezembro, considerado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. As ações integram um movimento internacional que começou em 1991 e já possui adesão de 160 países. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
A abertura oficial da campanha será na próxima segunda-feira (23), às 14 horas, no saguão da Prefeitura de Londrina, na avenida Duque de Caxias, 635. Entre as atividades estão programadas palestras, oficinas, debates e outras ações com o tema “Violência contra a mulher”.
De acordo com a secretária municipal de Políticas Para as Mulheres, Sônia Medeiros, a campanha é fundamental para sensibilizar a população. “O objetivo é conscientizar a sociedade e as próprias mulheres sobre seus direitos. As atividades procuram dar visibilidade às situações de violência sofridas pelas mulheres”, afirmou.
No Dia Internacional pela Não-Violência contra as Mulheres, comemorado na próxima quarta-feira (25), está previsto um Ato Público no Calçadão. A concentração irá começar às 9 horas e se estender até 12 horas, em frente ao Banco do Brasil.
A campanha contempla as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres (25 de novembro), Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro), Dia Mundial do Laço Branco (6 de dezembro) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro). Segundo a assistente social da Secretaria, Sueli Galhardi, o principal objetivo é estabelecer um elo simbólico entre as datas e criar estratégias contra as violações dos direitos humanos.
A ação é uma promoção da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres e conta com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da Associação Médica de Londrina e da Rede Municipal de Enfrentamento a Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher.
Programação: