Escola Municipal Nara Manella recebe projeto Hoftalon nas Escolas neste sábado (26)
Ação atenderá cerca de 150 crianças, que terão avaliação oftalmológica completa; projeto já passou por duas outras escolas municipais em 2025
Neste sábado (26), a partir das 7h30, o projeto social Hoftalon nas Escolas irá atender cerca de 150 crianças, de até 10 anos de idade, para testes de acuidade visual na Escola Municipal Nara Manella. A unidade fica na Rua Lázaro José Carias de Souza, 318, Conjunto Semíramis. Os alunos atendidos estão matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. As crianças foram triadas pelas equipes de professores de diferentes escolas municipais da região norte orientadas pelos médicos do Hoftalon, e receberão uma avaliação completa durante a ação social.
Os alunos diagnosticados para uso de lentes recebem óculos gratuitos. Já os que apresentam outras patologias são encaminhados para tratamentos específicos, evitando o agravamento do quadro. Além de passarem pela avaliação médica e terem a oportunidade de escolher seus óculos, as crianças recebem lanches e participam de brincadeiras.
A ação é organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), e contará com a participação do Polo Municipal Multidisciplinar e Intersetorial Maria Clara Dias Dutra, que será representado por 10 psicopedagogos e sua coordenadora. Também estarão presentes a coordenadora da Escola Municipal Nara Manella e a gerente de Educação Especial da SME, Denise Lonni.
No dia 29 de março, o projeto realizou a sua primeira edição de 2025 no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi (Rua Benjamin Constant, 800, Centro). Na ocasião, foram realizados 151 atendimentos, 64 prescrições de óculos e 37 encaminhamentos para avaliação específica para posterior verificação de uso de óculos.

A segunda ação do ano foi conduzida em 31 de maio na Escola Municipal Professor Doutor Carlos da Costa Branco (Avenida Paris, 515, Jardim Piza). Essa atividade resultou em 104 atendimentos, 65 óculos doados e 22 encaminhamentos para avaliação específica.
O projeto visa a identificar e prevenir a evolução de doenças oculares na infância como ambliopia, estrabismo, miopia, astigmatismo e hipermetropia. Além disso, orienta os pais sobre cuidados com a visão dos filhos e alerta para a importância do diagnóstico precoce. Na maioria dos atendimentos realizados, as famílias não sabiam que as crianças precisavam usar óculos.
Segundo a gerente de Educação Especial da SME, Denise Lonni, as ações do Hoftalon nas Escolas são bastante aguardadas pelas famílias das regiões onde são realizadas. “É um projeto muito importante, que oferece óculos de qualidade e proporciona acompanhamento pelo Hoftalon e pelas Unidades Básicas de Saúde nos casos severos. Isso melhora o aprendizado e a qualidade de vida das crianças”, salientou.
Sobre o Hoftalon – O Hoftalon é reconhecido como um hospital de referência, sendo o maior prestador de serviços oftalmológicos no Paraná para pacientes do SUS, residentes em mais de 100 municípios. Para manter a estrutura e realizar melhorias contínuas no hospital, a instituição conta com programas de doações da comunidade pela Nota Paraná e pela Copel, por meio da conta de energia elétrica.




