Cidadão

Teatro Zaqueu de Melo recebe Festival de Cinema

Os filmes serão exibidos por meio da parceria estabelecida entre a Prefeitura de Londrina e a Bienal Internacional de Curitiba (FICBIC 2015)

 

festival.cinemaNesta terça-feira (24), a partir das 19 horas, quatro curtas-metragens e um longa do Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba (FICBIC 2015), serão exibidos no Teatro Zaqueu de Melo. As sessões são gratuitas e destinadas a pessoas acima de 10 anos. O teatro tem capacidade para 220 pessoas e está localizado na Avenida Rio de Janeiro 413.

O primeiro curta a ser apresentado é “O Fim do Verão”, às 19 horas. Ele tem duração de 13 minutos, foi escrito e dirigido por Caroline Biagi e é um dos selecionados pelo Edital Curta Criança do Ministério da Cultura. No filme, Melissa aproveita o último dia do verão para curtir com os primos e ela pretende falar com um de seus primos, o Fábio, antes que ele vá viajar.

Na sequência, será exibido “Marina não vai à praia”, sob a direção de Cássio Pereira dos Santos. O longa de 83 minutos conta a história de uma garota com Síndrome de Down, que sonha em conhecer o mar. Impedida de viajar com a irmã, a personagem Marina busca outras formas de realizar seu desejo. Integram o elenco Aline Videira, Cláudia Assunção, Amanda Andrade e João Lucas Neto.

O segundo curta é o “Apocalipse de Verão”, de 15 minutos, dirigido por Carolina Durão. Através da ficção infantojuvenil, aborda a experiência de um menino de oito anos chamado Daniel. O garoto, que passa as férias nas praias do Rio de Janeiro, vê o mar cheio de algas tóxicas. Seria este o fim do verão?

O quarto filme a ser exibido é a “Caixa d’Àgua”. Sob a direção de Thais Scabio e Gilberto Caetano, o curta-metragem infantojuvenil traz a aventura de Waltinho, sua irmã Verônica e seus amigos. Nos dias quentes, as crianças fazem da caixa de água da casa, sua piscina. Mas, um dia, ao brincarem escondidos na caixa d’água algo inacreditável acontece com Waltinho, que mergulha até o oceano. Verônica e os amigos terão que salvar o irmão antes que a mãe retorne.festival.cinema.D2

O último curta apresentado é o “Nham-Nham, a Criatura”, de Lucas de Barros. Ele fala sobre a história de Lucas, um menino de nove anos, que vive um difícil período de adaptação, após a separação dos pais. O garoto tem um diário onde desenha diversos pensamentos, sendo um deles a criatura Nham-Nham. O que ele não esperava é que a criatura se tornaria um urso gigante, que devora todos os desenhos de Lucas. Assim, o menino começa a colocar no papel todos seus problemas, para que o amigo imaginário os devore.

Os filmes são voltados a um público infantojuvenil e serão exibidos por meio da parceria estabelecida entre a Prefeitura de Londrina e a Bienal Internacional de Curitiba (FICBIC 2015). “São filmes que se apresentam de forma plural e são voltados para alunos de escolas públicas, pois os temas podem ser utilizados pelos professores em debates em sala de aula, sobre situações do dia a dia”, explicou a coordenadora de Programação e Extensão da Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, Ana Cristina Mischiati.

 

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos