Cidadão

Idosos participam de curso para conserva de alimentos

Eles aprenderão a técnica do branqueamento, que consiste na conservação de alimentos e pode ser utilizada para fazer picles

 

IdosoCentroLesteLJPNesta sexta-feira (27), às 14 horas, 12 idosos vão participar de uma oficina sobre como conservar alimentos. O curso será no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste, que fica na Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz.

Durante a aula, eles aprenderão a técnica do branqueamento, que consiste na conservação de alimentos e pode ser utilizada para fazer picles. Nela, mergulha-se o vegetal, legume ou hortaliças em água fervente durante alguns minutos e, em seguida, em água gelada. Depois do processo, eles podem ir ao congelador.

De acordo com a professora do curso e economista doméstica da Secretaria de Agricultura, Maria Inês Passini, ao contrário do nome, a técnica mantém os produtos com cores vivas e textura realçada, além de aumentar a durabilidade do alimento, que poderá ir direto do freezer à panela.

“Através do branqueamento é feito um choque térmico no produto, o que ajuda na quebra de algumas enzimas que atuam na deterioração do alimento. Por isso, além de realçar a cor e a textura, ela faz a comida durar mais tempo congelada”, explicou.
Dada a procura, o curso deve ser realizado novamente em 2016.  

 

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos