Cidadão

Saúde mobiliza sociedade no combate à dengue

Mais de 100 pessoas se reuniram para debater propostas e estratégias visando conter o avanço da dengue em Londrina

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (27), no Hospital do Câncer de Londrina, uma reunião com representantes de diversos segmentos da sociedade civil, que está sendo mobilizada para ajudar a combater o avanço da dengue no município.

reuniao.debgue.VPCom ampla participação, o encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre membros do Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue, Conselho Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, promotores de saúde, secretários municipais, representantes de igrejas, universidades, escolas, associações de moradores e outras entidades.

O secretário de Saúde, Gilberto Martin, informou que várias propostas foram apresentadas, levando em conta, principalmente, as áreas apontadas com maiores índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e número de casos da doença. “Serão intensificadas as vistorias nas casas dos bairros mais afetados e haverá trabalhos educativos e informativos em todas as regiões do município. Estamos satisfeitos em ver diversos segmentos da cidade engajados neste processo de mobilização social e enfrentamento ao mosquito da dengue”, ressaltou.

Na reunião, foram discutidas novas ações e estratégias com a finalidade de envolver toda a sociedade para que uma epidemia da doença seja evitada. Por isso, foram apresentados e analisados os dados do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (4º LIRAa) de 2015, divulgado na última terça-feira (24). Na ocasião, o prefeito Alexandre Kireeff decretou Alerta Epidemiológico e estado de Emergência contra a dengue.

reuniao.dengue.V2Mobilização – O Plano de Ação do Município inclui ações visando a eliminação dos focos do mosquito e atividades educativas junto à comunidade, como mutirões, caminhadas e visitas a entidades, órgãos e empresas.  
Está programada, para o dia 9 de dezembro, uma mobilização de grande impacto intitulada “Dê um presente a Londrina: 24 horas contra a dengue”, em alusão ao aniversário da cidade, comemorado no dia 10. O objetivo é conscientizar e levar informações à população em todas as regiões da cidade.

Neste sentido, escolas municipais terão uma programação especial sobre conscientização em saúde, abordando a dengue. Várias entidades se comprometeram com a prefeitura e foram cadastradas para integrar um calendário de ações, que incluem mutirões, limpezas, ações de divulgação na internet, entre outras. Também será desenvolvido um trabalho, de forma localizada, nas áreas de abangência de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana.

Números – De janeiro de 2015 até o momento, foram registradas 9.686 notificações da dengue no município. Do total, foram confirmados 2.748 casos. Outros 6.109 casos foram descartados e 829 estão em andamento, aguardando resultados de exames laboratoriais. A região de maior alerta, apontada pelo levantamento, foi a central (8.5%), seguida da região leste (8.4%), norte (8.3%), sul (7.7%) e oeste (6.7%).

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos