Professores da rede municipal fazem teste de inglês
Intenção é estimular os professores a se aperfeiçoarem no idioma estrangeiro
Os professores de língua inglesa da rede municipal de ensino vão participar nesta quinta-feira (10), às 8 horas, do teste Test of English as a Foreign Language (TOEFL), que será aplicado no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (SINDSERV), localizado na Rua Bélgica, 821, no Jardim Igapó.
A aplicação da prova tem como objetivo estimular os docentes no aprimoramento do idioma estrangeiro e faz parte do programa “Professor de valor”, desenvolvido pela Secretaria de Educação. O teste, que geralmente tem um custo elevado é cobrado em dólares, será aplicado de maneira gratuita, pois tem o apoio de uma emenda parlamenter de Alex Canziani.
De acordo com a profissional de apoio pedagógico de língua portuguesa e inglesa, Jozélia Tanaca, essa é a primeira vez que o teste é aplicado aos professores. Mas, a intenção é que no primeiro semestre de 2016 seja oportunizado novamente, para se verificar os resultados alcançados e os avanços no idioma.
“Os professores têm formação pedagógica para ensinar inglês, mas o teste permite averiguar a proeficiência no idioma. Assim, se necessário, eles podem melhorar e investir na língua em sua totalidade, melhorando também o que é ensinado em sala de aula”, explicou Jozélia.
O município conta atualmente com cerca de 50 professores de inglês na rede municipal, sendo que 35 deles farão a prova amanhã. A ação é coordenada pelo Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa e Inglesa, da Secretaria Municipal de Educação. O TOEFL® é um teste respeitado no mundo inteiro, reconhecido por mais de 9 mil instituições de ensino superior, em mais de 130 países. Mais informações sobre ele podem ser adquiridas no site https://www.ets.org/.