Prefeitura realiza dia de combate à dengue
Intenção é chamar a atenção da população para o combate ao mosquito; setor imobiliário vai receber notificações para fiscalização de imóveis
No dia de hoje (9), a Prefeitura de Londrina está realizando diversas ações para chamar a atenção da população para o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A primeira ação foi a carreata, em que participaram cerca de 50 veículos que se dirigiram da Prefeitura até o Calçadão da cidade.
Na Avenida Paraná, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde conversaram com os comerciantes e transeuntes, entregaram panfletos educativos, deram orientações, e expuseram larvários e mostruários que apresentam os criadouros do mosquito.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, a ideia da mobilização “Dê um presente a Londrina: 24 horas contra a dengue” surgiu da necessidade de o município repercurtir o problema da dengue na cidade. A intenção era fazer barulho, chamar a atenção das pessoas e, com isso, criar a mobilização de opinião e informação.
“Estamos intensificando os trabalhos educativos e mobilizando todas as escolas municipais, na saúde, os agentes de endemias estão fazendo um ‘pente fino’ nos bairros com os maiores índices da doença, estão fiscalizando e autuando os pontos estratégicos e desde ontem reforçamos o fumacê contra o mosquito adulto. Tudo isso para chamar a atenção da população, lembrar que cada um é responsável pelo seu quintal, pela sua casa. É preciso vistoriar seu jardim pelo menos três vezes na semana para eliminar os focos do mosquito. Assim, faremos frente ao mosquito”, disse Martin.
Notificações- Dentro da ação conjunta de combate à dengue, a Secretaria Municipal de Fazenda está encaminhando notificações para cerca de 460 empresas do mercado imobiliário. Na correspondência, a Fazenda notifica os responsáveis a realizarem vistorias e limpeza nos imóveis de sua propriedade ou administração, especialmente os que estão desocupados.
Segundo o secretário de Fazenda, Paulo Bento, consta no comunicado o aviso de que, caso sejam encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, lixo acumulado, entulhos ou mato alto nos imóveis supervisionados pelo Setor de Endemias, poderá ser aplicada multa entre R$208,00 a R$20.800,00. “Estamos encaminhando também ofício do Ministério Público, que determina a limpeza dos imóveis e terrenos para eliminar os criadouros do mosquito o mais rápido possível. E um check-list para controle de focos, com uma listagem de locais a serem verificados semanalmente nos imóveis, com sugestões para prevenir o acúmulo de água”, explicou.
Parcerias – Além da carreata, da manifestação no Calçadão, e da mobilização de toda a rede municipal de ensino e de saúde, a Prefeitura também fez uma parceria com mais de 40 empreendimentos como bares e casas noturnas para o desenvolvimento da “Balada Contra a Dengue”, em que os servidores municipais entregaram panfletos e destinaram lixeiras para o descarte correto do lixo. A intenção é que as ações de mobilização sigam até o fim do verão.
Participaram da ação junto com a Prefeitura e suas autarquias e fundações, o Corpo de Bombeiros de Londrina, 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (COREDEC), Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL), Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL), Vigilância Sanitária Municipal, vereadores Gustavo Richa e Gaúcho Tamarrado.
Dicas de combate à dengue – É possível combater o mosquito através de medidas simples como acondicionar o lixo de maneira correta; colocar areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpar o bebedouro dos cachorros e gatos; remover as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; manter a caixa de água tampada; limpar lajes e locais que acumulam água e jogar latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados, além de matar seus quintais limpos.
Pacientes com dengue – Pessoas com suspeitas de dengue devem procurar uma Unidade Básica de Saúde. Caso seja confirmada a doença, é preciso evitar sair de casa, usar repelente, tomar bastante líquido, manter o repouso e eliminar todos os criadouros do mosquito.
Descarte correto de lixo
Material reciclável – Em Londrina, existem sete cooperativas de coleta seletiva, que passam semanalmente recolhendo materiais recicláveis em todos os bairros da cidade.
Ponto de Entrega Voluntária (PEV) – No Ponto de Entrega Voluntária podem ser descartados, gratuitamente, entulhos de construção e reformas, resíduos verdes (como galhos e resíduos de jardinagem), madeira, móveis velhos como armários, mesas, sofá e colchões. É possível descartar até 1m³ destes objetos, o que equivale a cerca de 8 carriolas de pedreiro. Os descartes devem ser oriundos de pequenos geradores, pessoa física ou jurídica.
O PEV fica na Rua Capitão João Bussi, e abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone 3379-7968 ou 3379-7946, das 8h às 17 horas.
Central de Tratamento de Resíduos (CTR) – A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) recebe a coleta de resíduos domiciliares oriundos de pequenos geradores, como resíduos orgânicos do tipo restos de alimentos, cascas de legumes, frutas, que vão para uma central de compostagem, e de rejeitos que não podem ser reutilizados ou reciclados. A CTR é utilizada pelo município.
Fotos: Luiz Jacobs