Região norte recebe visita dos Patrulheiros Contra Dengue
Alunos passam de casa em casa para falar sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças que ele pode trazer
A ação Patrulheiros Contra Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde junto com a Escola Estadual Doutor Fernando de Barros Pinto, será feita nesta quinta-feira (10), nas moradias ao redor da escola para falar sobre o mosquito da dengue. Vão participar estudantes de 11 a 16 anos. A visitação será feita pelos alunos, das 9h às 11h. Eles vão partir da própria unidade escolar, na rua Pedro Pescador, 405.
Os estudantes, divididos em cinco grupos de dez alunos, vão ter o monitoramento e ajuda para orientar os moradores sobre a dengue.
Será um grupo para cada quarteirão. Segundo a coordenadora de Educação, Saúde e Endemias, Lucimara Vasconcelos, as crianças irão bater de casa em casa e explicar as precauções necessárias para evitar a proliferação do mosquito. “As crianças vão para a comunidade orientar e conscientizar os moradores sobre a dengue. Os alunos vão reforçar o trabalho do agente de saúde” explicou.
O projeto Patrulheiros Contra Dengue é feito pela Secretaria Municipal de Saúde e é uma ação contínua para as escolas que querem participar. A última patrulha foi feita no Conjunto União da Vitória e teve uma boa aceitação, com alunos visitando em torno de 300 casas. “A gente sempre pede para as pessoas ficarem atentas com o lixo e explica que é importante descartar em local correto. Assim, não terá lixo jogado na rua ou no esgoto para que o mosquito deposite seus ovos. É importante ouvir bem o que o aluno irá dizer, pois o alerta está em todo o Brasil sobre as doenças que o mosquito traz. Não só a dengue como a chikungunya e a zika também”, alertou Lucimara.
A coordenadora disse que apesar de ter baixo índice de infestação no Conjunto Violim, a região norte tem alto nível de incidência do mosquito. Por meio do telefone 0800-400-1893, a população pode fazer denúncias ou falar das dúvidas sobre a dengue.
Foto: Ilustrativa