Encontro de contação de história na Biblioteca Vila Nova reúne alunos e comunidade na quinta (21)
Com abordagem interativa e didática, a ação é voltada para crianças e pessoas de todas as idades; projeto atende todas as regiões de Londrina
Na região central de Londrina, a Biblioteca Municipal Ramal Padre Adelino de Carli (Vila Nova), recebe uma atividade de contação de história nesta quinta-feira (21), às 10h, abordando a narrativa do livro “A Pedra dos Desejos”, de Steve Smallman. O encontro tem entrada gratuita, sem necessidade de inscrição, é aberto a toda comunidade e também contará com a presença de cerca de 35 estudantes do Ensino Fundamental da Escola IPC, na faixa dos 6 aos 10 anos. A iniciativa integra a programação do projeto “Toda Quinta tem História”, que leva histórias semanalmente às diferentes unidades do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina.
A história da vez será interpretada pela pedagoga e educadora Renata Suzue, que há vários anos atua em projetos nas bibliotecas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Ela utilizará bonecos e elementos para compor um cenário de ambientação que remeta à história contada, entre outras formas de abordagem para incrementar a interação com o público e tornar a experiência mais divertida.
A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Diretoria de Bibliotecas Municipais, Tatiane Batista, disse que os pais e familiares das crianças também estão sempre convidados a comparecer nos encontros do projeto. Sobre o livro escolhido no mês de agosto, “A Pedra dos Desejos”, Batista contou que a obra propõe reflexões e ensina sobre as relações de amizade e generosidade. “Também mostra que, apesar das dificuldades cotidianas, a amizade e a bondade nos confortam e trazem alegria. Sendo assim, acreditamos que a história ajuda a transmitir esses valores às crianças, de uma forma lúdica, além, é claro, de ajudar a despertar o interesse e o prazer pelos livros, que é um dos objetivos do projeto”, observou.
Anteriormente, o mesmo livro foi utilizado para encontros em agosto nas bibliotecas do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na zona oeste; Lupércio Luppi (norte); Biblioteca Infantil (Centro); e Eugênia Monfranati (sul).
De acordo com a coordenadora, a participação nas atividades realizadas tem sido muito positiva, com média de 30 crianças presentes por contação. “Geralmente, são feitas parcerias com escolas, sejam municipais, estaduais ou privadas, mas temos recebido também muitas pessoas da comunidade como um todo”, citou.
A professora e técnica de gestão na Biblioteca Ramal Vila Nova, Isabel Ourique Sant’Anna, que conduziu a história “A Pedra dos Desejos” nas primeiras datas de agosto, informou que, em algumas ocasiões, ainda há atividades posteriores à contação para as crianças espectadoras. “Procuramos preparar alguma coisa para entreter o público infantil ao término da ação, como jogos didáticos no papel relacionados ao enredo do livro tratado. É uma forma de ampliar a interação e proporcionar um momento de aprendizado mais completo às crianças”, relatou a profissional, que está há dois anos trabalhando nesta unidade.
As escolas interessadas em agendar participação de alunos podem entrar em contato diretamente com a unidade de interesse. A relação com os contatos está disponível no site da Prefeitura de Londrina, pelo link https://portal.londrina.pr.gov.br/bibliotecas




