Cidadão

Saúde divulga números da dengue em Londrina

Ações de rotina ocorrem normalmente nesta quinta-feira (31) em todas as regiões; no dia 4 de janeiro tem início o 1º LIRAa de 2016

DengueFiscalizacaoLJ4PA Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quarta-feira (30) o balanço semanal com informações atualizadas referentes à dengue em Londrina no ano de 2015. De janeiro até o momento, foram registradas 10.967 notificações. Deste total, 2.916 foram casos confirmados e 6.831 foram descartados. Outros 1.220 estão em fase de andamento, aguardando os resultados dos exames laboratoriais.

Os trabalhos do setor de Endemias visando combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti continuam sendo realizados em todas as regiões do município. As atividades de rotina ocorrerão normalmente  nesta quinta-feira (31), das 8 às 14 horas. “Após isso, as ações serão retomadas na segunda-feira, dia 4 de janeiro, quando tem início o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. As atividades de campo do LIRAa seguem até a sexta-feira (8)”, informou a gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Diana Martins.

Diana ainda reforçou o pedido para que a população cuide corretamente de suas residências neste final de ano, a fim de evitar a proliferação do mosquito da dengue. “Aqueles que forem viajar neste período do ano devem redobrar os cuidados e retirar dos quintais os materiais e recipientes que possam gerar acúmulo de água, principalmente com o grande volume de chuva. Também é preciso que haja atenção especial com piscinas, que devem ser limpas e mantidas com quantidade suficiente de cloro”, frisou.

Ações – Apenas em dezembro, o Município desenvolveu diversas ações em mais de 70 localidades. Entre as atividades, foram feitas visitas de rotina para remoção e limpeza das casas, bloqueios de imóveis, aplicação do inseticida com nove carros fumacês, ações educativas e mutirões. Desde o dia 24 de novembro, quando foi decretado Alerta Epidemiológico e Estado de Emergência contra a Dengue, os 180 agentes municipais de saúde vistoriaram 40.557 imóveis em todas as regiões da cidade.

O secretário de Saúde, Gilberto Martin participou de 33 reuniões realizadas em vários bairros de Londrina para falar com mais de mil pessoas sobre a situação da doença na cidade. Deste total, 27 reuniões foram feitas em Unidades Básicas de Saúde (UBS).DengueFiscalizacaoLJ5P

Nos chamados pontos estratégicos – são 330 ao todo em Londrina –  foram efetuadas mais de 450 visitas, em locais que propiciam a proliferação do mosquito como oficinas, borracharias e ferros-velhos. Nestes espaços, foram realizados mais de 100 bloqueios com aplicação do inseticida costal. Também foram realizados cerca de 900 atendimentos de denúncias advindas do Disque Dengue (0800 4001 893) e do número 153 da Guarda Municipal.

Comitê da Dengue – O Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue informa vai retomar suas atividades no dia 29 de janeiro. O local e horário da próxima reunião ainda serão marcados. Considerando que Londrina está sob estado de alerta, o Comitê solicita que os participantes e lideranças comunitárias reforcem os cuidados com a dengue em seus domicílios, locais de trabalho e nos bairros.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos