Alunos da UEL terão posto de cadastro exclusivo para o Passe Livre Estudantil
A partir desta sexta-feira, 1 de janeiro, o programa Passe Livre Estudantil estará liberado para cadastramento. Considerando o calendário diferenciado da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o retorno das aulas do ano letivo de 2015 previsto para janeiro, será montado um posto exclusivo para atendimento aos alunos, para que seja feita a atualização do cartão transporte na própria universidade. O mesmo acontecerá no ano letivo de 2016, que deverá ser iniciado em abril, para o cadastramento e confecção do cartão dos novos alunos.
O programa Passe Livre Estudantil faz parte do planejamento de políticas públicas, em que o valor é 100% custeado pelo município, com o objetivo de universalizar e promover o acesso à educação. Ele garante a gratuidade da passagem para cerca de 11 mil alunos do ensino fundamental, médio, superior e cursos de educação profissional técnica de nível médio, ofertados pelo Senac e Senai.
As concessionárias manterão o posto de cadastramento na UEL nas primeiras duas semanas de aulas, das 8h às 17 horas, podendo estender os dias de atendimento conforme a demanda. A data de início da ação em janeiro será definida com a administração da universidade, sendo divulgada na semana que vem.
Segundo Wilson de Jesus, gerente de transportes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), o objetivo é facilitar a atualização dos cartões dos veteranos, também o ingresso dos novos alunos ao programa. “Em função da greve da UEL, muitos alunos terão continuidade do ano letivo de 2015 agora em janeiro. Estes, porém, continuarão a utilizar o cartão transporte (e os créditos) que já possuem, normalmente. Já àqueles que iriam adquirir (recarregar) créditos no começo do ano, serão beneficiados com o programa Passe Livre. E para os novos alunos, que deverão ingressar no mês de abril, haverá também essa facilidade e agilidade, com um posto exclusivo de cadastramento para a confecção do cartão no local”, explica Wilson.
A CMTU reforça que a apresentação do cartão eletrônico é obrigatória nos coletivos e que o Passe Livre Estudantil é válido nos dias e horários de entrada e saída das aulas, sendo intransferível para o uso de terceiros. Os alunos da UEL e de outras instituições de ensino também poderão fazer a atualização ou aquisição do cartão transporte nas demais lojas de crédito da cidade (confira relação abaixo).
Quais documentos são necessários para solicitar o benefício?
· Formulário de Solicitação de Créditos Escolares, retirado na própria instituição de ensino
· Cópia da Certidão de Nascimento ou RG do aluno
· Cópia de RG do pai, mãe ou responsável, se o aluno for menor de 16 anos
· Cópia do comprovante de residência atual (luz, água ou telefone fixo) em nome do aluno ou dos responsáveis
· Declaração de matrícula
· Declaração fornecida pela instituição de ensino, atestando que o aluno matriculado no curso técnico de nível médio NÃO RECEBE subsídio para transporte coletivo nos moldes previstos no Art. 60, da Portaria N° 168, de 7 de Março de 2013, do Ministério da Educação.
Onde solicitar?
Para quem ainda não tem – Com os documentos devidamente preenchidos e em mãos, o aluno ou responsável poderá comparecer na Loja de Cartões, na Rua Quintino Bocaiúva, nº 351, exclusivamente. E ainda nos postos exclusivos de cadastramento, os quais serão montados na UEL.
Para quem vai renovar – também munido com os documentos já citados, o solicitante poderá comparecer em qualquer um dos pontos de comercialização dos cartões eletrônicos, de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 17h:
Loja de Cartões, na Rua Quintino Bocaiúva, nº 351
Guichês localizados na entrada do Terminal Central
Quiosque no 2° andar do Shopping Royal
Quiosque na praça do Supermercado Muffato da Duque de Caxias
Quiosque na praça de alimentação do Shopping Quintino
Quiosque na praça de alimentação do Shopping Com-Tour
No caso de dúvidas, os alunos poderão entrar em contato pelo telefone 3378-2500. A listagem de todos os documentos necessários para a aquisição do “Passe Livre” também pode ser acessada no site da Companhia: www.cmtuld.com.br
Atualmente, Londrina conta com 432 veículos do transporte coletivo, atendendo o perímetro urbano e também os distritos com cerca de 80 mil passageiros por dia.
Foto: Vivian Honorato