Operação Verão reforça patrulhamento neste domingo (10)
Ações vão acontecer nos lagos das regiões norte e sul e visam coibir práticas como infrações de trânsito, banho em local proibido, e utilização indevida das áreas de lazer
Neste domingo (10), será realizada mais uma ação intensificada da Operação Verão, que visa conscientizar os frequentadores das áreas públicas de lazer. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Defesa Social, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Marinha, e contam com reforço de profissionais da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
A Operação Verão vai reforçar, durante todo o dia, a área de patrulhamento dos lagos da região norte (Lago Norte e Cabrinha), e da região sul, como a barragem do Igapó e Lago Igapó II. Os agentes da Guarda Municipal irão atuar a pé, de bicicleta, em motocicletas e viaturas. O Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) também participa da Operação Verão, acompanhando as situações por meio de videomonitoramento.
O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Rubens Guimarães, informou que neste ano o trabalho tem sido realizado de forma preventiva, focando na orientação da comunidade. “É o terceiro ano deste trabalho e temos observado uma queda nas situações indevidas, principalmente casos de veículos com som acima do permitido. Acredito que isso seja reflexo da conscientização e mais respeito por parte dos usuários destes locais”, considerou.
Segundo o Coronel Guimarães, dentre as recomendações feitas pelas equipes durante as atividades da Operação Verão, destaca-se a correta utilização dos espaços, principalmente entre pedestres e ciclistas. “A convivência precisa ocorrer de forma harmoniosa, então fazemos essa solicitação para que as pessoas utilizem seus espaços corretamente. As orientações envolvem também a questão da dengue e o mosquito transmissor, é importante não deixar lixos e embalagens jogadas nestes locais, pois podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito”, citou.