5º Conselho Tutelar de Londrina começa a funcionar
Em função da abertura de novo conselho, foram realizadas mudanças nos bairros atendidos pelas outras quatro unidades
Desde a última segunda-feira (11), cinco conselhos tutelares passaram a atender a população de Londrina. Isso foi possível graças a implantação do Conselho Tutelar Norte B, que atenderá a população moradora da região nordeste da cidade. A sede está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Rouxinol, 239, no Waldemar Hauer. A partir de agora, passam a ser atendidos por este conselho, os moradores do Cinco Conjuntos, Vivi Xavier, Alpes, Heimtal, Cidade Industrial I, Pacaembu, Lindóia, Indústrias Leves e Parigot de Souza II.
Devido a implantação da sede, os outros quatro conselhos tutelares do município sofreram ajustes. A secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica Oliveira, explicou que toda a mudança adveio após análise dos dados censitários de cada região, quantitativo de Centros Regionais de Assistência Social (CRAS), números de atendimento às crianças e adolescentes, além das informações extraídas do Sistema de Informatização da Rede de Serviços Socioassistenciais (IRSAS) sobre vulnerabilidade social.
“Todos os indicadores nos levaram a este entendimento: que é importante termos dois conselhos na região norte, devido a grande área de cobertura e índice elevado de crianças e adolescentes naquela região. Só o Vista Bela, que é atendido pelo Norte A, tem 5 mil crianças. Com o remanejamento que fizemos, foi possível reorganizar o mapa de atendimento e implantar o 5º Conselho Tutelar de Londrina”, explicou.
A proposta da nova divisão dos conselhos tutelares de Londrina foi debatida e aprovada durante a última reunião do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), realizada em dezembro de 2015. Desde ontem (11), ela está sendo colocada em prática e será avaliada durante três meses, período em que podem surgir algumas alterações. “É um mapa preliminar de uma experiência que está sendo feita, avaliada. Às vezes é preciso alterar a abrangência de um bairro para facilitar o acesso, como foi o caso do Califórnia, que até então era do Conselho Leste, mas agora passou a ser do Conselho Sul, por ser mais próximo da população atendida”, esclareceu a secretária da pasta.
Na próxima reunião do CMDCA, que será realizada em fevereiro, cada sede dos conselhos terá seu representante, que apresentará a avaliação da nova divisão de atendimento.
Entenda as mudanças – Com a abertura do 5º Conselho Tutelar houve mudanças nos bairros atendidos e na nomenclatura dos conselhos. Antes, havia apenas um conselho para atender toda a região norte. Agora, o Conselho Tutelar “Norte A” fica responsável pelo atendimento dos moradores do noroeste da cidade. O conselho “Norte B” atende os moradores da região nordeste. O que antes era chamado Conselho Tutelar “Centro”, agora chama-se Conselho Tutelar “Leste” e atende as duas regiões mencionadas. Essas alterações seguem as orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que prevê a cada 100 mil habitantes a necessidade de um conselho tutelar.
Bairros atendimentos
Norte A: Parigot de Souza I e III, São Jorge, Perobinha, Ouro Verde, Leonor, Cilo 2 e 3, Coliseu, Shangri-lá, Vista Bela. Localizada na Rua dos Pintores, 73.
Norte B: Cinco Conjuntos, Vivi Xavier, Alpes, Heimtal, Cidade Industrial Pacaembu, Lindóia, Indústrias Leves, Parigot de Souza II. Situada à Rua Rouxinol, 239.
Leste (antigo Centro): Vila Nova, Vila Recreio, Vila Casoni, Ideal, Cidade Industrial 2, Interlagos, Fraternidade, Centro, Antares, Monte Cristo, Marabá, Aeroporto, Abussafe, Ernani, H.U., Brasília, Limoeira, Fazenda Nata, Ipiranga, Higienópolis, Vila Brasil e Petrópolis. Fica na Rua Belém, 1.275.
Sul: Califórnia, Piza, Parque das Indústrias, União da Vitória, Saltinho, Cafezal, Inglaterra, Tucanos, Vivendas do Arvoredo, Bela Suíça, Guanabara e todos os Distritos Rurais. Fica na Rua Grã Bretanha, 195.
Oeste: Bandeirantes, Champagnat, Olímpico, Sabará, Universidade, Esperança, Palhano, Presidente, Quebec, Jamaica. Localizada na Rua dos Pintores, 73.
Atendimentos em Londrina – Segundo os dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, em 2010, Londrina tinha, um contingente de 81.475 crianças de zero a 11 anos, que representavam 16% da população total. Havia também 48.333 adolescentes, ou seja, 9,5% da população. Somando os dois grupos, tinha-se 25% de crianças e adolescente.
Em 2015, o Conselho Sul atendeu, no primeiro quadrimestre, 882 chamados. No segundo quadrimestre foram 533. Já o Conselho Norte, no primeiro período de 2015, atendeu 1.689 chamados. O Conselho Centro teve 631 assistências e, no segundo quadrimestre, 526. O quarto conselho, implantado neste ano, atendeu 502. No ano anterior, 2014, o Conselho Tutelar Sul recebeu 4.462 chamados, a sede do Conselho Norte realizou 5.965 serviços e do Centro, 1.432.