Campeonato Londrinense de Wrestling seleciona atletas que disputarão o Paraná Combate
O torneio contou com disputas nos estilos Greco-Romano e Livre, envolvendo atletas desde a categoria infantil até veteranos
No último sábado (6), foi disputado o 1° Campeonato Londrinense de Wrestling, sediado na Academia Sparta Fight Club, com o intuito de selecionar atletas que participarão do Paraná Combate e definir os campeões locais.
O torneio contou com disputas nos estilos Greco-Romano e Livre, envolvendo atletas desde a categoria infantil até veteranos. Equipes das cidades de Porto Rico, Apucarana, Cambé, Campo Mourão, Londrina e Querência do Norte disputaram o torneio.
O evento foi realizado em formato duplo: além de servir como seletiva para o Paraná Combate, também funcionou como o Campeonato Londrinense. Assim, ocorreram as lutas que valiam vaga na competição estadual e, paralelamente, os combates abertos que definiam os campeões locais.

Com esse modelo, já foi possível montar cerca de 80% da equipe que deve representar a cidade. Ainda haverá uma somatória de pontos entre os atletas que conquistaram medalhas de ouro para confirmar quem seguirá no grupo. O prazo de inscrição segue aberto nos próximos dias para oficializar a delegação londrinense no Paraná Combate, que será disputado entre os dias 22 e 26 de outubro, em Maringá.
O campeão de MMA, técnico e primeiro professor da modalidade em Londrina, Christian “Tide” Schietti, comentou sobre a importância da realização de um evento local que valoriza a luta livre. “Foi um excelente evento, com equipes vindas de várias regiões do Paraná. Tivemos, inclusive, a superluta que realizei com um atleta de Campo Mourão, com o intuito de incentivar o esporte. Tenho uma vasta experiência no wrestling, com treinos realizados nos Estados Unidos e na Rússia, o que me permite contribuir de forma ampla. Conto ainda com o apoio total dos atletas da nossa equipe de MMA, que também ajudam no wrestling e competem para compor o time da modalidade. Essa parceria entre o MMA e o wrestling é fundamental e fortalece bastante o nosso trabalho”, disse.
Em dois anos do vínculo da equipe adulta de wrestling com o programa de incentivo ao esporte da Prefeitura de Londrina, o Feipe, mantido pela Fundação de Esporte de Londrina (FEL), a seleção londrinense conquistou nove medalhas de ouro no Paraná Combate.
Tide ainda destacou a importância de políticas que favorecem o fomento do esporte. “O wrestling é a primeira luta dos Jogos Olímpicos, é a mais tradicional luta olímpica que existe. É fundamental que tenha o apoio do Feipe. Londrina entrou e esperamos que no ano que vem tenha um apoio para o juvenil e feminino. Nós já estamos mostrando resultados para que cresça ainda mais”, acrescentou.
Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




