Ações de combate a dengue são realizadas neste sábado (30) em Londrina
Promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, as atividades de orientação e informação ocorrem nas regiões leste, norte, centro e sul
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Controle de Endemias, realiza neste sábado (30) uma série de ações no combate à dengue, em várias regiões de Londrina. Das 8 às 14 horas, os agentes de endemias irão atuar de forma educativa junto à população, dando informações sobre como combater o mosquito Aedes aegypti, que é transmissor do Zika vírus, dengue e febre chikungunya.
As ações serão realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto União da Vitória, na região sul; no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e no Terminal Urbano, localizados no centro; no Terminal Rodoviário de Londrina e no Supermercado 88 do conjunto Lindóia, região leste; e na UBS do Maria Cecília, na região norte.
De acordo com a educadora em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, os agentes estarão com cartazes informativos e distribuindo panfletos que orientam sobre o combate ao Aedes aegypti. “Será feito um reforço nas orientações sobre eliminação de criadouros, e meios de prevenir as doenças. As grávidas, por exemplo, precisam procurar um médico para saber qual repelente é o mais adequado, mas o uso de mosquiteiros e roupas que cobrem o máximo possível do corpo ajudam na proteção”, explicou.
O trabalho educativo será realizado também nesta segunda-feira (1). Das 9 às 11 horas, e das 14 às 15 horas, adolescentes participantes do projeto Viva a Vida, na Vila Portuguesa, receberão informações sobre como combater o mosquito transmissor e como se prevenir contra a dengue, Zika vírus, e febre chikungunya.
Lucimara ressalta que a participação de toda população londrinense é essencial no combate ao Aedes aegypti. “Para denúncias de prováveis locais com criadouros, tirar dúvidas ou oferecer sugestões para ajudar no combate ao mosquito, basta ligar no 0800-400-1893. Nós precisamos da mobilização de todos, e essa é uma forma de participar”, ressaltou. O Disk Dengue funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e nos sábados, das 8 às 14 horas.