Kireeff recebe Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema
Grupo abordou o 1º Encontro de Prefeitos Municipais e do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Paranapanema, que acontecerá em março
Na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito Alexandre Kireeff recebeu, em seu gabinete, um grupo de prefeitos paranaenses e paulistas para debater a organização e a articulação do 1º Encontro de Prefeitos Municipais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema: oportunidades e desafios”.
O fórum acontecerá no dia 18 de março, das 9h30 às 13 horas, recinto Milton Alcover, que fica no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina. “Trata-se de um encontro muito importante porque envolve 250 municípios, localizados numa região com uma grande população e uma intensa atividade econômica. Por isso, é necessário que haja um planejamento de médio e longo prazo da gestão das águas dessa imensa bacia hidrográfica. Esse é o nosso objetivo e eu tenho certeza de que esse encontro será muito bem-sucedido”, afirmou Kireeff.
Segundo o Chefe de Gabinete, Márcio Stamm, o intuito da reunião foi promover a articulação dos municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e definir as ações necessárias para a organização do fórum dos prefeitos. “Durante o encontro, os prefeitos poderão discutir as oportunidades e os desafios relacionados aos recursos hídricos da bacia. É a oportunidade de inserirem seus municípios na definição de políticas públicas ambientais e específicas para a região”, disse.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema é o responsável pela organização do 1º Encontro de Prefeitos Municipais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema: oportunidades e desafios”. O grupo existe desde 2012 e engloba municípios do norte do Tibagi, Norte Pioneiro e Piraponema. Ao todo, são 115 municípios paulistas e 132 paranaenses formando uma região com mais de 3 milhões de habitantes.
Durante o fórum, os prefeitos e participantes vão ajudar na construção do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Paranapanema, que tem em sua elaboração a participação dos poderes públicos municipais, estaduais (de São Paulo e do Paraná) e do governo federal através da Agência Nacional de Águas.
“Os municípios são detentores da titularidade dos serviços de saneamento e de ocupação dos espaços urbanos e todas essas ações têm implicação na quantidade e na qualidade de água. A ideia de fazer o primeiro grande encontro é justamente a de buscar uma força entre os municípios para que eles entendam a participação que podem ter na elaboração do plano”, explicou o presidente do Comitê, Everton Luiz da Costa.
Importante instrumento de gestão – O plano integrado deverá ser finalizado e entregue ao Comitê em julho deste ano, quando então se iniciarão os trabalhos de articulação para levantamento de recursos financeiros necessários à implementação das ações. “Ele é um importante instrumento de gestão, que está previsto na Lei Federal 9.433/97. O plano traz um diagnóstico da Bacia e estabelece um grande pacto entre a sociedade civil e o Poder Público. É um momento de definição de prioridades, de apontarmos quais são os problemas relacionados à água para pensarmos a busca por soluções”, explicou a secretária executiva adjunta do Comitê, Suraya Modaelli.
No 1º Encontro de Prefeitos Municipais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, já está confirmada a presença da secretária Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Cassandra Maroni Nunes, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas, Dr. Vicente Andreu Guillo, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Ricardo José Soavinski, e do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga.
Hoje, participaram da reunião com Kireeff os prefeitos de Tarumã (SP); Rosana (SP); Bela Vista do Paraíso (PR); Narandiba (SP); o representante de Bela Vista do Paraíso, Milton Gomes da Silva; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, Everton Luiz da Costa Souza; o representante da Região Metropolitana de Londrina, Carlos Alberto Maricato; o diretor da Bacia do Peixe Paranapanema do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Denis Emanuel de Araújo; o representante do (DAEE), Sandro Roberto Salino; as representantes do Instituto das Águas (AGUASPARANÁ), Ângela Maria Ricci e Marcilene Ricieri; e a chefe do escritório regional de Londrina da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Roberta Silveira Queiroz.
Fotos: Vivian Honorato