Destaques

SMRH promove ciclo de palestras em comemoração ao Mês do Servidor

O foco da programação é o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor municipal, sob a temática da saúde mental, bem-estar e finanças

Com enfoque na saúde mental e na educação financeira dos servidores municipais, a Prefeitura de Londrina iniciou nesta semana um ciclo de palestras em comemoração ao Mês do Servidor Público. A ação integra um conjunto de iniciativas voltadas à valorização de quem atua diariamente nos serviços públicos da cidade.

Promovida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) com apoio de outras secretarias e órgãos, a campanha “Londrina Ama Quem Cuida da Gente” reúne, ao longo de outubro, atividades que buscam o reconhecimento do importante papel desempenhado pelos servidores municipais, bem como a capacitação e o desenvolvimento pessoal dos servidores.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Segundo o secretário municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, a Prefeitura está promovendo, por um mês inteiro, ações inovadoras direcionadas ao servidor. “O que a gente quer é que o servidor se sinta bem, que seja reconhecido por sua função e que tenha orgulho de ser servidor. Pois o que ele faz é muito importante para a população”, afirmou.

O ciclo de palestras teve início hoje (14) e traz discussões sobre dois temas principais, saúde mental e finanças. Todas os encontros são direcionadas exclusivamente aos servidores públicos municipais, e serão sediados no auditório da Prefeitura (Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar).

Foto: Divulgação/ SMRH

A primeira palestra, que ocorreu nesta terça-feira (14), foi sobre educação financeira. A atividade, ministrada pelo gerente regional do Itaú, Julio Cesar de Oliveira e por Paulo Ricardo Longhi, gerente geral do Itaú, abordou aspectos como planejamento, gestão de dívidas e hábitos financeiros saudáveis.

Para a tarde desta quarta-feira (15), está programada a palestra “Felicidade Se Aprende!”, que irá discorrer sobre felicidade e bem-estar no trabalho. A apresentação tem início marcado para às 13h30, e será realizada por Henrique Bueno, mestre em Psicologia Positiva pela University of East London. As inscrições para este encontro devem ser feitas por meio da Escola de Governo.

Outro destaque da semana é a roda de conversa “Cuidar de Quem Cuida: Saúde Mental e Bem-Estar”, que ocorre na sexta-feira (17), e será conduzida pela assistente social Ana Carolina Tavares, e pela psicóloga Larissa Osete, ambas servidoras da SMRH. A conversa está programada para às 16h.

A partir de segunda-feira (20), tem início a Semana de Bem-Estar e Finanças, que segue com atividades até o dia 24 de outubro e irá aprofundar os temas abordados no ciclo de palestras.

Para abrir o evento, a tarde de segunda-feira (20) traz uma proposta diferente da programação do restante da semana: os servidores irão compartilhar os desafios e conquistas durante sua trajetória no serviço público. Intitulado Café com RH – Expresso: Especial Mês do Servidor, o encontro ocorre das 13h30 às 15h30.

Para terça-feira (21), sob o tema da educação financeira, está prevista a palestra “Inteligência financeira: Investimentos conservadores para o amanhã”, das 16h às 17h, com Isabela Faggião, que é mestre em Gestão pela FGV-EAESP e especialista em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais, pela PUC-RS.

A programação de quinta-feira (23) conta com duas atividades. A primeira, sob o título “Inteligência Emocional”, será ministrada pela empresária e psicóloga Mariana Fernandes, das 14h30 às 15h30. Em seguida, das 16h às 17h, está programada a palestra “Transformação Digital e Motivação: como a experiência do servidor experiente pode inspirar a nova gestão pública”, com o servidor do INSS Ruy Carneiro Giraldes Neto.

Para fechar a semana, será realizada na sexta-feira (24), das 10 às 11h, a palestra “Você nasceu criativo”. A apresentação será feita pelo arquiteto, designer e escritor Fabrício Ronca, que está entre os 63 melhores designers do mundo em 2025, de acordo com a DAC World Leading Designers.

A campanha do Mês do Servidor Público é externa e interna, impactando também a população londrinense por meio de publicações nas redes sociais da Prefeitura e SMRH. A expectativa é que os servidores se sintam valorizados, e que a sociedade reconheça o importante papel que cada um deles desenvolve para o bem comum. “O servidor está presente do primeiro ao último instante da vida do cidadão londrinense”, ressaltou o secretário municipal de Recursos Humanos.

Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos