Destaques

Saúde realiza treinamento, mobilização e palestras sobre o Aedes aegypti

Agentes de Endemias farão um trabalho de orientação sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças que ele provoca

 Agentes de Endemias farão um trabalho de orientação sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças que ele provoca

 

Com o objetivo de mobilizar a população de Londrina na luta contra o Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, realiza, na próxima segunda-feira (28), a partir das 8h30, um treinamento teórico e prático de combate ao mosquito na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participam cerca de 40 colaboradores da Universidade e estarão envolvidos cerca de 15 agentes de Endemias do Município, que se dividirão no treinamento e no trabalho de rotina.

 

Dentro da parte teórica, os agentes vão abordar o vetor, prevenção, possíveis criadouros e as doenças provadas pelo Aedes, que incluem a dengue, febre chikungunya e zika vírus. Depois, os agentes vão direcionar o trabalho em campo, no pátio da UEL, onde mostrarão locais que podem acumular água, servindo de possíveis criadouros.
 
“Se forem encontrados focos, os agentes vão orientar os colaboradores sobre como eliminá-los”, explicou a educadora em Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos.   “Também vamos orientá-los sobre locais que exigem a necessidade de fazer manutenção, ou seja, de observar, pelo menos duas vezes por semana, se não houve acúmulo de água, para então eliminá-la, não deixando oportunidade para o mosquito desovar”, completou.

 

Ainda na segunda-feira (28), a partir das 13 horas, haverá uma mobilização de combate ao mosquito na Ceasa Londrina, na avenida Brasília, nº 10.000. Nesta ação, os agentes de Endemias irão orientar os comerciantes que possuem boxe na Ceasa, totalizando 97 boxes. O Sesc e o alunos do 5º Batalhão de Polícia Militar também participam da mobilização.

Os comerciantes poderão visualizar o larvário, que contém as fases de desenvolvimento do mosquito “Iremos orientá-los sobre a importância de não deixar objetos e lixos jogados no pátio da Ceasa, alertando-os que qualquer objeto pode acumular água, podendo servir de criadouros para o mosquito”, informou Lucimara.

 

Outras ações – No dia 29 de março, das 9h30 às 10h30, haverá uma palestra de conscientização na GMTEX Indústria de Confecções, para cerca de 110 colaborares. Eles serão orientados sobre o vetor, prevenção, criadouros e as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Eles também vão assistir a um vídeo, que aborda os sintomas da dengue hemorrágica. No dia 30 de março, das 8h30 às 10 horas, a palestra acontece na Sercomtel, no bairro Cervejaria. Participam cerca de 50 colaboradores.

 

Foto ilustrativa: Luiz Jacobs

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos