Clube Mães Unidas da Vila Ricardo recebe imóvel
Entidade, que está em atividade há 33 anos, capacita jovens e adultos da região leste de Londrina
Na manhã desta quinta-feira (31), o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, sancionou, a lei municipal n° 12.401, que concede a permissão de uso de um imóvel localizado no Jardim Vila Ricardo, para a organização sem fins lucrativos “Clube das Mães Unidas”. O imóvel fica na Rua Roseiral, 77, região leste da cidade (antiga sede do mercado municipal).
Ao todo, o terreno mede 4.765,38 metros quadrados e conta com benfeitorias feitas pelo Município. Ele será utilizado exclusivamente para o funcionamento e desenvolvimento das atividades da entidade na capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.
Durante a solenidade, o prefeito explicou que a iniciativa adveio da vereadora e vice-presidente da Câmara, Elza Correia, que encaminhou o pedido ao Executivo, proponente do projeto de lei. “Nós entendemos a necessidade da proposta, tomamos as devidas providências e agora ela torna-se realidade. Estamos tratando de esperança, porque através do caminho da capacitação, cria-se a possibilidade de oportunidades às pessoas”, disse o prefeito.
O imóvel cedido já vem sendo totalmente utilizado pela entidade, desde 2006. Isso era possível devido ao Termo de Cooperação Técnico Financeiro estabelecido entre o Clube das Mães Unidas e a Secretaria Municipal de Assistência Social, em que o grupo é responsável pela realização de serviços de educação socioprofissional e de inclusão produtiva, além de trabalhar na qualificação e formação profissional na proteção básica.
Segundo o presidente da associação, Hélio Terzoni, atualmente, são desenvolvidos 22 cursos das áreas de beleza, alimentos, administração e do setor industrial e participam, mensalmente, 250 alunos. “É um desafio crescente, que tem transformado a região leste e, com a sanção desta lei, temos a possibilidade de realizar nosso sonho de aumentar e intensificar o desenvolvimento das capacitações, dos cursos, e do apoio às crianças e de jovens de 14 a 18 anos da região. O projeto vai garantir que essa mudança transforme a região, garantindo uma sociedade mais justa”, celebrou Terzoni.
Trabalhos sociais – Em seus 33 anos de existência, a entidade já formou e ajudou a empregar mais de 6 mil pessoas em Londrina. Para a responsável pela administração do Clube, Aglae Terzoni, com a permissão de uso do imóvel a instituição passa a usufruir da totalidade do espaço na Rua Roseiral e, a partir de então, poderá realizar reformas e ampliação no imóvel cedido. “Temos a possibilidade de usufruir de todo o espaço e poderemos colocar em prática alguns planos que temos de aumentar o local para as oficinas. Assim, poderemos implementar novas atividades como de carpintaria e elétrica, que é uma demanda existente na região”, explicou.
Com a sanção da lei, o Clube das Mães Unidas dará continuidade aos trabalhos sociais capacitando os jovens e adultos da região da Vila Ricardo, Interlagos, Monte Cristo e bairros próximos. No convênio estabelecido entre a Prefeitura e a entidade, cabe ao município fornecer o recurso financeiro para o pagamento dos professores e do material didático e à entidade, a manutenção do local. O Clube das Mães Unidas se mantém através de doações, realização de bazar e venda de alimentos.
“Através da entidade, crianças e jovens de bairros de uma área de extrema carência e necessidade intensa são atendidos, participam de cursos de informática, cabelereira, cozinha, enfim de mais de 20 atividades. A gente fica realmente sensibilizada quando vê que algumas pessoas não perderam a visão da máxima que é amor ao próximo como a si”, finalizou Elza Correia.
Fotos: Vivian Honorato