Kireeff participa da abertura do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde
No evento, o prefeito assinou decreto que declara como utilidade pública áreas para implantação do Centro Especializado em Reabilitação e Hospital Dia em Londrina
O prefeito Alexandre Kireeff participou, na tarde desta terça-feira(5), da solenidade de abertura do XXXII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná. O evento de abertura contou com a presença de diversas autoridades das esferas municipal, estadual e federal, e foi realizado no anfiteatro Cyro Grossi da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O congresso é sediado em Londrina, com o tema “Atenção Básica + Vigilância em Saúde: a integração necessária”. As atividades prosseguem até amanhã(6).
Na solenidade, Kireeff afirmou que discutir a questão da saúde é tratar da maior ponte de interação entre a população e o poder público. “Quando falamos de saúde pública, falamos de pessoas fragilizadas que dependem de nós. Essa oportunidade de trocarmos experiências é modificadora da sociedade, e nosso maior desafio é construir aquela que atenda as necessidades do cidadão”, frisou.
Para o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, a realização do congresso em Londrina é uma forma de resgatar o papel que os municípios da região norte do Estado tiveram na organização da atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). “É importante manter firme a bandeira da descentralização da saúde. Temos a responsabilidade de fazer o sistema de saúde funcionar, apesar de todas as dificuldades, pois a população depende de nós, e em muitos casos, exclusivamente”, ressaltou.
A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), Cristiane Martins Pantaleão, citou que dentre os objetivos do evento está a promoção da união entre a atenção básica de saúde e a vigilância em saúde. “Também almejamos traçar estratégias de maneira ascendente, considerando a ótica de cada organização e as peculiaridades de cada município. O desafio é grande, mas é preciso lutar muito para continuarmos avançando”, disse.
O congresso é uma realização do COSEMS-PR, com apoio da Prefeitura de Londrina, governos Federal e Estadual, UEL e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Assinatura de decreto – Durante a solenidade de abertura do congresso, o prefeito Alexandre Kireeff assinou o decreto 392/2016, que declara como utilidade pública áreas destinadas a implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) e Hospital Dia em Londrina. Os sete terrenos ficam localizados nas ruas São Luiz, Aracaju e Terezina, e serão desapropriados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).
O diretor executivo do Cismepar, Luis Lino de Almeida Junior, explicou que o CER III irá atuar na reabilitação de pessoas com deficiências auditiva, intelectual ou motora. “Nós já recebemos recursos através de emenda parlamentar para a construção, mas faltava o espaço físico, e esses terrenos serão adquiridos pelo consórcio. Só existem dois outros Centros como este no Paraná, em Foz do Iguaçu e em Curitiba. Aqui ele irá auxiliar na reabilitação de pacientes, e a previsão aproximada é atender mais 450 pessoas por mês nessa área”, disse.
Programação do Congresso – O segundo dia do encontro, 6 de abril, será das 9 às 12 horas, dedicado à realização de quatro oficinas, com os temas: Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Dengue, Chikungunya e Zika vírus; Vigilância Sanitária e Atenção Básica: É Possível Integrar?; e Programa Nacional de Imunização.
No período da tarde, a partir das 14 horas, haverá a Construção Coletiva do Plano de Ação, que deverá refletir as sínteses extraídas das oficinas e seminário de abertura do congresso. O encerramento do congresso está programado para as 16h30.
Autoridades – Também participaram da solenidade de abertura o secretário nacional da Secretaria de Vigilância Sanitária, Antonio Carlos Figueiredo Nardi; o diretor geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz; a presidente do Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde, Maria Lo Sarzi; a diretora geral do Centro de Ciências Biológicas da UEL e representante da reitora da UEL, Gisele Maria de Andrade de Nobrega; o diretor extraordinário e representante do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Murilo Porto de Andrade; o promotor de Justiça Paulo Tavares, entre outros.
Fotos: Vivian Honorato