Cidadão

Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya celebra 48 anos de relações entre cidades

O evento ocorre na Biblioteca Pública de Londrina, de 3 a 10 de novembro; exposição de desenhos, oficina e contação de histórias compõem a programação

Tem início nesta segunda-feira (3) a Semana da Irmandade Londrina–Nishinomiya, realizada anualmente pela Prefeitura, com o objetivo de fortalecer o vínculo de amizade e cooperação do município com sua cidade-irmã Nishinomiya, no Japão. A programação do evento inclui exposição de desenhos, oficina criativa e contação de histórias. A ação ocorre até 10 de novembro, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro).

Londrina e Nishinomiya tornaram-se oficialmente cidades-irmãs em 1977. Desde então, ambas as cidades desenvolvem ações em conjunto. Foi por meio da Lei Municipal nº 13.006, promulgada em 2020, que a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya foi instituída no calendário de comemorações oficiais do Município.

Organizada pela Secretaria Municipal de Governo (SMG), em parceria com as secretarias municipais de Cultura (SMC) e de Educação (SME), a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya celebra 48 anos de relacionamento entre as duas cidades. Neste ano, também é comemorado o aniversário de 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegações entre Brasil e Japão, por isso, também haverá uma exposição que traz um breve histórico das relações entre os dois países.

Divulgação

Para a diretora de Governança e Relações Internacionais da SMG, Liz Rodrigues, fortalecer o laço firmado com Nishinomiya é de grande importância para as relações internacionais do município. “É uma das mais antigas e simbólicas parcerias internacionais de Londrina, e fortalecê-la tem grande importância estratégica, cultural e diplomática. Além da parceria com Nishinomiya simbolizar um reconhecimento e gratidão às raízes da imigração japonesa em Londrina, que honra sua história, é também uma forma de olhar para o futuro com estratégia e propósito”, afirmou.

Em um gesto de amizade, todos os anos, os alunos da Rede Municipal de Ensino produzem desenhos que são enviados para as crianças de Nishinomiya. As crianças de Nishinomiya, por sua vez, retribuem a ação com desenhos para as crianças londrinenses. A ação faz parte da campanha “World Children’s Exhibition”, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Os desenhos recebidos da cidade japonesa serão organizados em exposição na Biblioteca Pública Municipal de Londrina durante a Semana da Irmandade. Ao todo, serão exibidas 19 ilustrações. De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos da SMG, Cláudia Prazeres, os desenhos enviados de Londrina para Nishinomiya serão expostos em fevereiro. “É emocionante ver como, por meio da arte, as crianças se comunicam e conhecem um pouco da cultura do outro país. É uma troca cultural cheia de aprendizado, amizade e carinho entre as duas cidades”, disse.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, o intercâmbio cultural entre as cidades-irmãs amplia o diálogo e a troca de experiências entre as comunidades envolvidas. “A Semana da Irmandade é uma oportunidade muito rica de celebrar a amizade entre Londrina e Nishinomiya, que já atravessa gerações. Fortalecer esse laço é valorizar a troca cultural e o respeito entre povos diferentes, além de aproximar a comunidade londrinense da cultura japonesa, que faz parte da nossa história e identidade”, destacou.

Com programação diversificada, o evento oferece atividades culturais e educativas. A abertura oficial do evento está marcada para segunda-feira (3), às 10h. Para terça-feira (4), às 14h, está agendada uma oficina de kirigami com o artista kirigamista Angelo Meneghetti. O terceiro dia de evento, quarta-feira (5), será marcado pela contação da história “A Lenda do Pássaro de Hyoko” e oficina de aquarela com a pedagoga Renata Suzue. O destaque da semana de atividades será a exposição dos desenhos feitos pelas crianças de Nishinomiya para as crianças londrinenses, que ficará disponível para visitação de 3 a 10 de novembro.

O objetivo é que o evento seja um momento de aprendizado e diversão para a comunidade. “A expectativa é de uma semana muito especial, com participação das escolas e das famílias. A programação foi pensada para ser educativa, mas também divertida. Teremos oficinas e exposições que estimulam a criatividade e o olhar sensível das crianças”, afirmou o secretário municipal de Cultura.

Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos