Destaques

Prefeitura finaliza restauro da antiga Casa da Criança

Local abrigará os serviços da Secretaria Municipal de Cultura, além da Biblioteca Infantil

casa.criança.V2

Nesta quinta-feira (7), às 10h30, o prefeito de Prefeitura de Londrina, Alexandre Kireeff, e a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, receberam a finalização da obra de restauro da antiga Casa da Criança. A visita solene foi realizada no imóvel que fica na Praça Primeiro de Maio, 110 (em frente à Concha Acústica).

casa.criança.V3O local passará a ser utilizado como sede da Secretaria Municipal de Cultura, onde trabalharão cerca de 30 funcionários. Lá ficarão o gabinete da secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, e as diretorias de Incentivo à Cultura, Ações Culturais e Patrimônio Artístico e Histórico-cultural, além da Biblioteca Infantil.

Dos dias 8 a 11 de abril, os profissionais farão a mudança do mobiliário e passarão a atender a população a partir do dia 12 de abril, das 12h às 18h. Em seguida, dos dias 12 a 15 deste mês, os servidores da Biblioteca Infantil farão a mudança e o atendimento à comunidade voltará ao normal em maio, das 12h às 18h.

Ao todo, a Prefeitura investiu R$ 1.868.220,91 no restauro, sendo que esta foi a primeira restauração de edificação em Londrina bancada integralmente pelo Município. A empresa responsável pela obra foi a NS Engenharia e Construções LTDA-EPP. “Foi um desafio de engenharia, de elaboração de termos de referência inédito, e iniciou um processo que deve ter continuidade em outros prédios públicos. A tendência é encaminharmos para o tombamento deste imóvel para que não tenhamos mais a inconveniência das intervenções que acabam descaracterizando um projeto arquitetônico histórico como este”, explicou Kireeff.

Sobre a obra –  A secretária municipal de Cultura explicou que no espaço foi realizada a restauração volumétrica do prédio. O que significa dizer que todos os anexos construídos à estrutura original, ao longo do tempo, foram removidos. Dessa forma, o projeto voltou ao original criado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas e Carlos Castaldi, em 1950.

casa.criança.V4Com a restauração, o prédo volta a medir aproximadamente 1.200 metros quadrados construídos e a contar com três pavimentos, onde estão espalhados 11 ambientes. Foram retirados cerca de 800 metros quadrados de construção, que estavam fora do projeto original.

“Através da restauração volumétrica, o projeto voltou ao original e podemos pleitear o tombamento histórico do prédio. Nossa intenção é que a cidade possa reconhecer em seu patrimônio cultural, a sua história; além de preservar o trabalho de um dos mais importantes representantes do modernismo brasileiro”, explicou Solange.

A partir da reabertura, a Secretaria Municipal de Cultura encaminhará o pedido de tombamento para o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e à Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná.

A antiga Casa da Criança já foi sede da Biblioteca Pública Municipal, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Departamento de Cultura e, por fim, de 1992 até 2010, foi sede da Secretaria de Cultura.

Relevância histórica – O prédio restaurado é uma das obras mais representativas de Vilanova Artigas, juntamente com o Cine Ouro Verde (1948) e a Antiga Estação Rodoviária (atual Museu de Arte de Londrina) construída em 1950. O arquiteto foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e ajudou a redefinir o perfil do profissional da área, através da instalação de uma reforma curricular que abriu novas possibilidades de prática e atuação dos arquitetos.Prefeitura finaliza restauro da antiga Casa da Criança

Seu trabalho foi tão relevante para o país que tem atraído estudantes de arquitetura de universidades da região para visitação. A Casa da Criança, por exemplo, já recebeu alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Unifil durante o andamento do restauro e nesta semana, após a finalização das obras.

De acordo com a diretora de Patrimônio Histórico de Londrina, Vanda de Moraes, outras universidades de arquitetura podem agendar um horário para visitação da Casa da Criança, basta telefonar no (43) 3339-4790, a partir do dia 12 de abril. “Tivemos a visita de alunos e professores de arquitetura devido à relevância histórica do autor do projeto, o Vilanova Artigas. Com o imóvel ainda vazio, os visitantes puderam perceber bem os detalhes do projeto, o que também foi feito enquanto a obra de restauro ainda estava em andamento”, explicou.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos