Município debate políticas para a área do trabalho, emprego e renda
Diversas ações para melhoria dos serviços e fortalecimento da área foram abordadas no encontro
Na última sexta-feira (8), a Prefeitura de Londrina e o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda realizaram a III Conferência Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, no auditório do SEST/SENAT. Os trabalhos prosseguiram no sábado (9), até as 14 horas.
O objetivo foi planejar, implementar e avaliar as diversas questões municipais no âmbito do trabalho; assegurar a ampla participação da sociedade na elaboração das políticas públicas ligadas à área; promover um espaço democrático que visa à integração dos empregadores, empregados e poder público, para a melhoria e ampliação da qualidade dos serviços voltados a esta política.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Márcio Corrêa, a realização da conferência é importante, pois debatem-se as ações que precisam ser colocadas em prática para ajudar os trabalhadores, empregadores e o poder público a superar a crise econômica que o Brasil está enfrentando.
Durante o encontro, os participantes elegeram os representantes titulares e suplentes, dos trabalhadores e dos empregadores, para compor o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, na gestão 2016 a 2019. Também debateram a necessidade de adequação do quadro de funcionários para o Sine, visando melhorar e ampliar a capacidade de atendimento, através da captação ativa de vagas.
Segundo o presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, José Marcos da Rocha, a união dos segmentos fortaleceu os trabalhos. “O Conselho Municipal e a Secretaria Municipal estão trabalhando unidos e isso nos torna cada vez mais forte. É uma luta árdua de muitas pessoas e entidades. A conferência vem fortalecer os trabalhos”.
Na abertura, a secretária de Recursos Humanos da Prefeitura, Kátia Marcos Gomes, lembrou do tempo em que ficou a frente da Secretaria do Trabalho. “O conselho havia sido desmantelado e fomos entender e resgatar essa história. Agora estamos aqui. A área do trabalho é aquela que move o Brasil e a conferência é o local onde devem existir os debates das políticas públicas com as entidades e os trabalhadores”, disse.
O diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento do Paraná, Luiz Renato Hauly, esteve presente e agradeceu a parceria estabelecida entre a Prefeitura de Londrina e a agência paranaense de fomento visando o fortalecimento dos micro e pequenos empresários. “Sendo uma agência de fomento, trabalhamos com as parcerias e, aqui em Londrina, encontramos uma gestão empreendedora. Essa é a maior política social.”
Os participantes também puderam assistir a palestra com o administrador, mestre e doutor em administração, Carlos Alberto Ribas. O auditor fiscal do Município e também professor abordou a integração das políticas públicas de apoio ao trabalho, emprego e renda e a importância de programas governamentais de qualificação profissional e social como o Pronatec, Economia Solidária, e a Sala do Empreendedor.
O Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, juntamente com a Prefeitura de Londrina, foi o responsável pela organização da III Conferência Municipal do Trabalho, Emprego e Renda. O evento contou com o patrocínio do Sebrae, Sest/Senat, Sincoval, Sindimetal Londrina e Sinduscon.