Alunos plantam árvores na Semana da Irmandade Londrina–Nishinomiya
Mudas foram plantadas na Praça Nishinomiya, em comemoração aos 49 anos da irmandade das duas cidades
Quinze alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Estrelinha participaram do plantio de dez mudas de árvores, na Praça Nishinomiya. A ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (7), em comemoração à Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya, que em 2025 comemoram 49 anos de irmandade.

As crianças, com idade entre 4 e 5 anos, plantaram mudas das espécies Ipê Guatemala, Pitanga, Araçá, Acerola, Ipê branco, Resedá gigante, Sibipiruna e Ingá. Além dos alunos do CEI, outras crianças e moradores do bairro também participaram.
A Secretaria Municipal de Governo coordenou a atividade, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Guarda Municipal de Londrina e Associação de Intercâmbio Londrina – Nishinomiya.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Governo, Cláudia Veiga Prazeres, disse que a ação é um gesto simbólico de união, amizade e cuidado com o meio ambiente, valores que fortalecem os laços entre Nishinomiya a comunidade londrinense. “Um ato simples, mas cheio de significado, que faz florescer vida, aprendizado e conexão entre as pessoas”, ressaltou.
Para a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiane Damiani Isidoro, é inspirador ver a empolgação e a alegria das crianças ao plantarem uma árvore e sentirem a terra nas mãos. “Elas demonstram curiosidade em descobrir qual espécie estão colocando no solo e como ela será no futuro. Atividades como essa são fundamentais para fortalecer a conexão e o carinho pela natureza”, afirmou.
Declaradas cidades-irmãs desde 1976, Londrina e Nishinomiya têm desenvolvido, ao longo desses anos, ações mútuas de cooperação internacional e intercâmbio cultural. A Semana da Irmandade Londrina–Nishinomiya integra esse conjunto de iniciativas e foi inserida no calendário oficial de comemorações do Município por meio da Lei nº 13.006, de 2020.




