Destaques

Educação Patrimonial lança novo livro nesta quinta-feira (28)

alt

 “Arquitetura e Memória Coletiva – Os Sentidos da Modernidade em Londrina: Praça 1º de Maio e Jardim Shangri-lá” conta com patrocínio do Promic

 

A Secretaria Municipal de Cultura recebe nesta quinta-feira (28), às 19h30, o lançamento do livro “Arquitetura e Memória Coletiva – Os Sentidos da Modernidade em Londrina: Praça 1º de Maio e Jardim Shangri-lá”. Organizado pelos professores Leandro Henrique Magalhães e Ana Cleide Chiarotti Cesário, o livro é uma das ações do Projeto Educação Patrimonial, que possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A solenidade será na sede da Secretaria, localizada na Praça Primeiro de Maio, 110, em frente à Concha Acústica.

altHaverá um segundo evento de lançamento no próximo domingo (1), no Mercado Shangri-lá. Será às 10 horas, na rua Visconde de Mauá, 168. Durante os lançamentos, exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente.

A organizadora e professora aposentada de Ciência Política da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ana Cleide Chiarotti Cesário, ressaltou que a obra é um trabalho sobre patrimônio ambiental urbano. “Ele diz respeito a edificações e espaços construídos e planejados, e também aborda como esses espaços e edificações são usados e apropriados”, disse.

De acordo com Ana Cleide, foram selecionados dois pedaços de Londrina: o entorno da Praça Primeiro de Maio e o jardim Shangri-lá, sendo que ambos foram muito influenciados pelo modernismo. “A região da praça foi escolhida porque ali é o local onde começa o processo de verticalização da cidade. Já o Shangri-lá foi selecionado por ser um bairro planejado de acordo com a concepção de cidade-jardim”, frisou.

Segundo o professor do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e coordenador do Projeto Educação Patrimonial, Leandro Henrique Magalhães, a ideia do livro surgiu da preocupação dentro do Projeto de tratar a estrutura modernista em Londrina. “A equipe multidisciplinar que construiu esse livro é composta por oito pesquisadores, com profissionais das áreas antropologia, história, sociologia e arquitetura. Então não queríamos pensar apenas o aspecto material, mas também a percepção da comunidade, como as pessoas que se envolvem com esses patrimônios os enxergam e vivenciam”, afirmou.

Magalhães acrescentou que o livro é composto por estudos, sobre como as pessoas entendem esses lugares, com percepções e relatos. “Tem muitas histórias também, com imagens antigas e atuais, e muitas fotografias, que ajudam a entender essa dinâmica e mostrar como esses espaços estão se transformando com o tempo”, explicou.

O livro “Arquitetura e Memória Coletiva – Os Sentidos da Modernidade em Londrina: Praça 1º de Maio e Jardim Shangri-lá” não será comercializado. Segundo os organizadores, a distribuição gratuita deverá ocorrer em bibliotecas de escolas e universidades. O material estará disponível para download gratuitamente no site do Projeto, link educacaopatrimonial.com.br, na aba “Publicações”.

 

Fotos: Divulgação e Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos