Semana do Microempreendedor Individual é aberta em Londrina

Expectativa é atender cerca de 400 empreendedores durante a semana
O prefeito Alexandre Kireeff participou, na manhã desta segunda-feira (2), da solenidade de abertura da 8ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em Londrina, realizada em todo o Brasil. O objetivo é auxiliar os empreendedores que buscam a formalização ou ajudar a melhorar os empreendimentos já existentes. Em Londrina, a expectativa é atender cerca de 400 empreendedores, durante esta semana, na Sala do Empreendedor, localizada no saguão da Prefeitura.
As atividades da Semana envolvem consultorias, oficinas, palestras e orientações sobre controles financeiros e sobre gestão, e acontecem na Sala do Empreendedor. O evento é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e conta com a participação da Agência Fomento Paraná, entre outros.
O prefeito Alexandre Kireeff ressaltou que a formalização é o primeiro passo para o trabalhador que optou pelo negócio próprio. “As formalizações geradas por meio da Sala do empreendedor em Londrina são muito importantes, pois geram renda, movimentam a economia, criando desenvolvimento para toda Londrina”, disse. Segundo Kireeff, as palestras e oficinas realizadas durante esta semana oferecem qualificação ao MEI. “Tudo isso é muito importante para que sua iniciativa tenha mais probabilidade de ser bem sucedida”, disse.
Durante seu pronunciamento, Kireeff anunciou a implementação do Barracão da Primeira Empresa em Londrina, que virá para complementar as ações realizadas pela Sala do Empreendedor. “Trata-se de um espaço que irá ofertar diversos serviços para o empreendedor que está abrindo a sua primeira empresa e que busca um apoio completo para diminuir os riscos de sua iniciativa”, disse. Segundo Kireeff, a iniciativa está sendo coordenada pela Codel, que já definiu o espaço para o local. Os detalhes serão anunciados em breve.
O gerente regional do Sebrae, Heverson Feliciano, ressaltou que no Brasil há mais de 5 milhões de MEIs implantados. Segundo ele, em Londrina são 16.307 mil MEIs. “Muito disso se deve a Sala do Empreendedor, implantada na Prefeitura em parceria com diversas instituições, possibilitando prestar um bom atendimento ao microempreendedor individual”, disse.
Durante solenidade, o diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly, informou que o Paraná possui hoje 360 mil MEIs, fundamentais para o fortalecimento da sociedade e governos, arrecadando mais tributos. Ele anunciou que a partir desta segunda-feira (2), o governo do Estado vai aumentar o limite da linha de microcrédito da Fomento Paraná, de 15 mil para 20 mil. Ele anunciou também o lançamento de uma nova linha de crédito, para os empreendedores que já tomaram a linha de crédito da Fomento e pagaram suas prestações em dia. “Esta linha é específica para este público e traz alguns benefícios para que o empreendedor possa gerar mais emprego e renda”, disse.
Atendimentos – Os atendimentos na Sala do Empreendedor são personalizados e realizados de segunda a sexta-feira, da 9 às 18 horas, no saguão da Prefeitura. Segundo o consultor do Sebrae-PR, André Azevedo, além dos atendimentos para os microempreendedores que buscam a formalização, os consultores prestarão atendimentos para os que já são formalizados, mas que possuem dúvidas, inclusive sobre a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).
Ele lembrou que embora a Semana do Microempreendedor Individual concentre esforços durante esta semana, com a realização de oficinas e palestras, os mesmos serviços são prestados rotineiramente durante todo o ano.
Além disso, até quarta-feira (4), uma unidade móvel da Fomento Paraná estará atendendo na avenida Saul Elkind, em frente ao Centro Cultural Lupércio Lupi, das 9h30 às 17 horas, prestando informações sobre oferecimento de crédito para Microempreendedor Individual.
Também participaram da solenidade de abertura da 8ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em Londrina, o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Pedro Sella, que representou o presidente do Instituto, Bruno Veronesi; o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Marcio Corrêa; representando a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Claudio Tedeschi; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon), Geraldo Sapateiro, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Roberto Martins, os vereadores Gaúcho Tamarrado e Tio Douglas, entre outras autoridades.
Programação da 8ª Semana MEI em Londrina:
Segunda- feira (2)
Palestra MEI das 14 às 16 horas
Palestra sobre Crédito orientado via Fomento Paraná das 16 às 17 horas
Terça-feira (3)
Palestra MEI das 10 às 12 horas
Oficina SEI Controlar o meu dinheiro das 14 às 18 horas
Quarta-feira (4)
Palestra MEI das 14 às 16 horas
Oficina SEI Crescer das 9 às 13 horas
Palestra Previdência Social para o MEI das 16h30 às 17h30
Quinta-feira(5)
Palestra MEI das 10 às 11 horas
Palestra Previdência Social para o MEI das 11 às 12 horas
Oficina SEI Vender das 14 às 18 horas
Sexta-feira (6)
Palestra MEI das 10 às 12 horas
Palestra MEI das 14 às 16 horas
Palestra sobre Crédito orientado via Fomento Paraná das 16 às 17 horas
Fotos: Luiz Jacobs
mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1869&Itemid=1081




