Museu de Arte recebe exposição “Heimtal: moldando a paisagem”
Trabalho reúne imagens sobre a experiência pioneira no patrimônio; exposição vai até o dia 27 de maio
Será aberta neste sábado (7), a partir das 10 horas, no Museu de Arte de Londrina, a exposição “Heimtal: moldando a paisagem”. O trabalho é idealizado pelo professor, arquiteto e coordenador do Laboratório de Paisagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Humberto Yamaki. A exposição poderá ser visitada até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas. O museu fica na Rua Sergipe, 640, Centro.
A exposição trata da interpretação da paisagem do Heimtal, patrimônio localizado a oito quilômetros da região norte de Londrina. O foco do trabalho está na experiência pioneira no empreendimento da Companhia de Terras Norte do Paraná, revelando os ideais, esperanças e significados registrados pelos imigrantes e a transformação da natureza em expressão cultural.
O conjunto de painéis apresentados inclui materiais descobertos recentemente, tais como a Planta Inicial do Patrimônio Heimtal (1928-29) e a Planta Parcial de Colonização das Glebas dos Ribeirões Três Bocas, Jacutinga e Vermelho (1930). São resgatadas imagens de 1930 e uma delas mostra a entrada do Heimtal, com uma placa indicativa em letras góticas pregada num tronco de árvore, informando a chegada ao local. Também há imagens das Igrejas Luterana e da Escola Alemã.
14º Semana Nacional – A exposição “Moldando Paisagens” integra a programação da 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural que será realizada, entre 16 e 22 de maio, em 1.236 museus de todo o país. Serão oferecidas ao público 3.700 atividades como visitas, palestras, oficinas, exibição de filmes e outras. A programação completa pode ser acessada no endereço http://eventos.museus.gov.br/ .
Foto: Arquivo




