Profissionais da Saúde participam de avaliação para testes rápidos de HIV e Sífilis
Objetivo da Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) é certificar os profissionais para melhorar as práticas
Nesta sexta-feira (6), às 10 horas, profissionais de nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina irão participar, do Programa de Avaliação Externa de Qualidade (AEQ) para testes rápidos de HIV e Sífilis. A ação faz parte do Programa Nacional de DST/Aids/Hepatites virais do Ministério da Saúde e será promovida, em Londrina, pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A atividade será no Centro de Referência Dr.Bruno Piancastelli Filho, na Alameda Manoel Ribas, nº 01, região central.
Essa é a primeira vez que a avaliação será realizada para as UBSs em Londrina. Ao todo, serão capacitados e participarão do programa 18 enfermeiros de 18 unidades de saúde. Nesta primeira etapa, passarão pelo processo profissionais das UBSs Marabá, Aquiles, João Paz, Leonor, Jardim do Sol, Piza, Parque das Indústrias, Vila Nova e CSU.
Segundo o enfermeiro do CTA de Londrina e responsável pela aplicação da avaliação, Edvilson Lentine, os testes rápidos são de fácil execução, sendo que sua leitura e interpretação é feita em, no máximo, 30 minutos, não necessitando de estrutura laboratorial. “A avaliação tem caráter educativo e busca avaliar se os testes estão funcionando de forma eficaz e se os profissionais estão executando a leitura corretamente. Assim, é possível aprimorar as práticas e trazer resultados confiáveis”, explicou.
Todo profissional que executa testes rápidos deve participar de três rodadas anuais do programa AEQ, sendo garantida a imparcialidade e a confidencialidade quanto à identificação dos participantes e seus resultados. A cada etapa do processo os participantes recebem um painel composto por amostras biológicas secas em tubo para serem testadas como se fossem uma amostra de rotina, conforme os fluxogramas estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Excelência – Em 2011, profissionais do CTA de Londrina, Cambé e Rolândia foram capacitados, iniciando a participação no AEQ em 2012, quando receberam certificado de excelência nas avaliações dos testes rápidos. Além da equipe do CTA, profissionais dos ambulatórios de DST/Aids e de Tuberculose também já participaram deste programa.
Capacitação – No dia 13 de maio será realizada uma capacitação para Multiplicadores em Aconselhamento e Testagem Rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, promovida pela Gerência DST/Aids/TB/HV e CTA de Londrina. Será das 7 às 13 horas, no Sesc Londrina Cadeião Cultural, na Rua Sergipe, 52, Centro.
Participarão da atividade 14 profissionais, sendo 12 enfermeiros das UBSs Maravilha, Irerê, União da Vitória, Pind, Ouro Branco, Armindo Guazzi, Mister Thomas, Santiago, João Paz, CSU e Vila Nova, além de uma enfermeira da UEL e uma farmacêutica da Unidade Dispensadora de Medicamentos do Ambulatório de DST/Aids.




