Procon Londrina orienta consumidores sobre compras ligadas ao Black Friday
É sugerido pesquisar antes, avaliar preços e descontos, além da credibilidade das lojas; atendimentos aumentam cerca de 50% no Procon-LD nos dois últimos meses do ano
Para informar o público sobre os cuidados necessários ao comprar produtos no período de vendas do Black Friday, o Procon Londrina orienta os consumidores a fim de evitar que enfrentem problemas ou tenham surpresas desagradáveis. No período de fim de ano, aumentam os anúncios e ofertas promocionais, nas lojas físicas e virtuais, o que também eleva a chance de fraudes e golpes.
Conforme informou o diretor executivo do Procon-LD, Bruno Lopes, nos últimos dois meses do ano, entre compras de Natal, Black Friday e demais ações que movimentam essa reta final, o órgão costuma registrar aumento médio de 50% nas demandas de reclamações, dúvidas e pedidos de informação em geral. “Nosso volume de atendimentos cresce consideravelmente nessa época, o que inclui acesso a informações sobre direitos dos consumidores antes e depois de uma compra. Por isso, a equipe do Procon-LD está preparada para dar o suporte necessário ao público e viabilizar as soluções possíveis”, apontou.
Quanto às reclamações mais recorrentes, Lopes informou que essas situações remetem a problemas na entrega e golpes, principalmente. “Ano após ano, vemos uma extensão na duração das promoções de Black Friday, que já não é mais apenas um dia ou semana, e também um crescimento nas tentativas de golpe. Os consumidores precisam estar atentos para não se tornarem vítimas, especialmente com fraudes no ambiente on-line, que acabam atingindo muitas pessoas”, frisou.
Por conta da movimentação mais intensa no comércio de rua e on-line, o Procon-LD orienta os compradores a se planejarem com antecedência quando forem escolher os produtos de interesse. Fazer uma lista organizada do que realmente precisa e definir limite de gastos são formas de garantir aquisições mais compatíveis com o poder de compra, evitando levar para casa aquilo que não for usar.
Mesmo com descontos tentadores, é prudente pesquisar preços e variações antes mesmo dos anúncios de Black Friday, como forma de verificar se os descontos são reais e compensam de fato. Alguns sites exibem o histórico de preços e facilitam o comparativo. Comprar em lojas confiáveis e com credibilidade é outra dica, preferencialmente aquelas onde já foram feitas compras antes com resultado satisfatório. Da mesma forma, vale observar a reputação do estabelecimento, suas avaliações, comentários e reclamações.

Antes de finalizar as compras, a orientação do Procon-LD é para que os consumidores leiam as políticas de trocas dos produtos, já que cada loja possui regras distintas. Ter essa dimensão pode evitar surpresas ruins ou adversidades no pós-compra. “Nesse sentido, guardar os registros, comprovantes, confirmações por e-mail e capturas de tela são maneiras de embasar documentalmente as possíveis reclamações. Depois da aquisição, é importante acompanhar o status da entrega, a fim de garantir que a loja está cumprindo o prazo corretamente. Ficamos à disposição do público, o Procon-LD tem índice de resolutividade de mais de 80% nos atendimentos de compras regulares”, indicou o diretor executivo do Procon-LD, Bruno Lopes.
Em caso de problemas com as compras ou pela necessidade de orientações, o público londrinense pode acionar o Procon-LD pelos telefones 151 ou (43) 3372-4824. O e-mail é procon@londrina.pr.gov.br e o endereço do órgão é rua Piauí, 1.117, Centro. E o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas no site do Procon.




