Cultura abre consulta pública sobre edital do Promic para Vilas Culturais
Sugestões de mudança do texto inicial podem ser enviadas por e-mail até 12 de dezembro; inscrições para o edital abrangerão possibilidades em vários segmentos culturais
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), abriu uma consulta pública referente ao edital de Vilas Culturais do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Até 12 de dezembro, os interessados em contribuir podem enviar sugestões e apontamentos sobre a prévia deste chamamento, pelo qual serão selecionados projetos que concorrerão a recursos municipais.
Basta acessar a minuta do edital, disponível na íntegra, e escrever para o e-mail promic.editais@londrina.pr.gov.br . O material, em arquivo PDF, inclui o texto inicial completo e conta com 25 páginas, onde constam os 35 pontos que versam sobre as regras, critérios, etapas, eixos contemplados, funcionamento e outros aspectos.
Dentro do Programa Estratégico de Vilas Culturais do Promic, a seleção de projetos visa o fomento a ações com potencial de desenvolvimento e valorização da cultura londrinense, levando em conta o caráter da cidade enquanto centro produtor e catalisador de cultura em nível regional, estadual e nacional. Nesse contexto, é aberta oportunidade para iniciativas que sejam significativas em seus segmentos de atuação e permitam à comunidade ter mais opções de desfrutar eventos e atividades acessíveis.

Segundo a diretora de Incentivo à Cultura da SMC, Sonia Regina Aparecido, a consulta pública serve para que a administração possa corrigir eventuais inconformidades no edital a ser publicado, em breve. “Avaliaremos internamente, e, se verificarmos a pertinência das demandas recebidas, com apontamentos plausíveis, poderemos atualizar o conteúdo da minuta do edital. O objetivo é estabelecer o formato mais adequado ao exercício das iniciativas do Promic”, frisou.
Para o edital de Vilas Culturais de 2025, cuja execução ocorrerá a partir de 2026, o Promic estabeleceu valor total de R$ 360 mil que beneficiarão dois projetos selecionados via edital. O valor máximo para cada será de R$ 180 mil e a vigência do convênio firmado é de 24 meses. A verba viabilizada é proveniente do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Culturais (FEIPC).
Os proponentes que desejam participar do certame podem inscrever projetos nos eixos culturais de Artes de Rua; Artes Plásticas; Artes Gráficas; Artesanato; Cultura Integrada e Popular; Cinema; Circo; Dança; Música; Teatro; Fotografia; Literatura; Mídia; Patrimônio Cultural e Natural; Hip Hop; Infraestrutura Cultural, e Videografia.
Cada projeto pode abranger mais de uma área cultural, sendo que no Plano de Trabalho é obrigatório mencionar qual é a área principal e quais outras são secundárias, quando for o caso, para efeito de registro de indicadores.




