Universidade Aberta do Brasil divulga atividades em Londrina - Blog Londrina
Destaques

Universidade Aberta do Brasil divulga atividades em Londrina

O primeiro curso de nível superior, a ser ofertado pela UAB, será Licenciatura em Letras. Vestibular deve acontecer em julho deste ano

universidade.aberta

O polo presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Londrina, está com inscrições abertas para a oficina de “Design de sobrancelhas e Henna”. Ela acontecerá na segunda-feira (6), das 14h às 17h, na sede do polo, que fica na Rua Luís Brugin, 615, em um prédio anexo ao Complexo Esportivo Maria Cecília, na região norte de Londrina.

Ao todo, são 30 vagas disponíveis e a ministrante será a maquiadora profissional e designer de sobrancelhas, Josiane Sola. O curso é inteiramente gratuito e voltado para os moradores da região norte. Para participar é preciso preencher uma ficha de inscrição disponível no polo presencial e, no dia da oficina, é necessário ter em mãos lápis, borracha e uma régua comum. As inscrições também podem ser feitas ,em horário comercial, na Avenida Saul Elkind, 998.

Segundo a coordenadora da UAB-Ld, Valéria Duarte, a intenção é oportunizar para a população local um curso para iniciantes. “Como estamos vivenciando um período em que o desemprego está crescendo, pensamos em organizar uma atividade em que qualquer pessoa pudesse participar e que abrisse mais portas no mercado de trabalho, tanto para aqueles que já atuam no ramo da beleza quanto para os iniciantes”, explicou.

Novas parcerias – Além desse curso, a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil em Londrina explicou que está buscando novas parcerias de capacitação profissional com pessoas físicas, com a rede municipal de serviços e instituições de ensino superior. A intenção é utilizar o espaço, durante as manhãs e as tardes, para oferecer cursos, oficinas, capacitações, encontros de grupos de trabalho, palestras e outras ações para a comunidade.

Valéria destacou que o polo Londrina é um ganho muito grande para a população da região norte, que tem o direito de frequentar uma instituição pública de ensino, de qualidade, gratuita, e perto de sua residência. “Sabemos que a educação promove a mudança social e, por isso, estamos procurando ocupar os espaços do polo presencial com cursos e outras atividades diurnas, além das graduações que pretendemos trazer no período da noite. Essa foi uma preocupação da secretária municipal de Educação, Janet Thomas, que nos pediu para aproveitarmos todo o espaço da melhor maneira possível.”

Até o momento, foram realizadas reuniões de apresentação e mostra de intenções com os coordenadores do Projeto Economia Solidária e Casa da Mulher, do Centro Cultural Lupércio Luppi, da Policlínica e CAPS, e com a Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos do Jardim Campos (Cooperdol).

Além desses órgãos públicos e particulares, os organizadores da UAB estão em busca de parcerias com Instituições de Ensino Superior. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) já é parceira e transmitirá as aulas para a Licenciatura em Letras.

Vestibular – O primeiro curso de nível superior, a ser ofertado pela UAB, será Licenciatura em Letras. As aulas serão ministradas, nas segundas-feiras à noite, pelos professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), através da modalidade EAD (Ensino à Distância). Os alunos que não tiverem acesso a um computador com conexão à internet, poderão assisti-las no polo presencial. Lá, estarão disponíveis 24 máquinas.

Para participar, o estudante deverá ter concluído o ensino médio, ter sido aprovado no vestibular e cumprir as exigências previstas em edital. A expectativa é que o certame público para Licenciatura em Letras aconteça em julho deste ano.

Outro curso que está em negociação é o de Bacharel em Educação Física, ministrado por professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As aulas deverão ser semi-presenciais e utilizarão todo o espaço do Complexo Esportivo Maria Cecília, que conta com piscinas, quadras esportivas e salas. Este curso ainda não tem previsão para início.

Sobre a UAB – A Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2005, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos superiores em instituições públicas, seja de graduação ou pós-graduação, principalmente para o interior do Brasil. Para isso, o programa articula as ações entre as instituições públicas de ensino superior e os governos municipais e estaduais. Todos os cursos recebem certificado, sendo que o diploma de ensino superior EAD tem a mesma validade de um curso ministrado presencialmente e sairá com o nome da universidade ministrante.

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal