Compaz elege novos conselheiros
Os representantes foram escolhidos durante conferência municipal; diretoria é formada por 24 membros da sociedade civil e do poder público
O Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) elegeu os novos representantes da sociedade civil que irão compor a diretoria do órgão para o biênio 2016-2018. Os doze conselheiros deste segmento foram eleitos durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Paz, evento que reuniu mais de 200 participantes em Londrina na última sexta-feira (27).
Além dos representantes da sociedade civil, também integram a nova diretoria do Compaz outros doze membros, que foram indicados pelo poder público. O Conselho é dirigido por membros de ONGs, segmento religioso, categoria profissional, instituições de ensino (público e privado), secretarias municipais e Câmara Municipal. O presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário da nova diretoria serão eleitos durante uma reunião que está marcada para o dia 8 de junho, às 14 horas, no Sincoval, na Rua Governador Parigot de Souza, 220, em frente à Câmara Municipal.
O presidente do Compaz, Charleston Luiz da Silva, disse que a nova diretoria dará sequência ao trabalho contínuo que vem sendo realizado em Londrina pelo Compaz nos últimos oito anos. “Temos um processo permanente, sólido e de ações concretas que coloca o Município em posição de referência nacional quando se trata do desafio de construir uma cultura de educação para a paz”, destacou.
O Compaz é o único Conselho Municipal de Cultura de Paz do Brasil que está em sua quinta diretoria (2008-2016), trabalhando de forma ininterrupta. É responsável pela formulação, coordenação, supervisão e avaliação da política voltada a ações pela cultura e educação para a paz no município de Londrina. As reuniões semanais do órgão são realizadas sempre às quartas-feiras, a partir das 14 horas, no Sincoval.
Conferência – A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Paz, teve como tema “Justiça Restaurativa e a Construção da Cultura de Paz”. O evento reuniu mais de 200 participantes e teve palestras, dinâmicas de integração e debates de propostas e sugestões de diretrizes de trabalho para o Compaz.
O presidente do Compaz ressaltou que o encontro contou com a participação de profissionais que atuam de maneira eficaz com a cultura de paz e Justiça Restaurativa em outras cidades. “Essa troca de informações e experiências serve para ratificar o trabalho que a cidade de Londrina vem desenvolvendo, além de ampliar o debate do tema com a comunidade.”
Foto: Arquivo