GovJam Londrina encerra nesta quinta-feira(2)
As equipes participantes terão prazo até amanhã, por volta das 15 horas, para finalizarem um protótipo criado por eles
Teve início na noite de ontem (31) a primeira edição do GovJam Londrina. Trata-se de um evento internacional que é realizado concomitantemente em vários países desde 2012. Estão participando do encontro, até esta quinta-feira (2), no Senai Londrina, cerca de 40 pessoas de diversas áreas. Os profissionais estão divididos em seis equipes multidisciplinares formadas por representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Prefeitura de Londrina, Senai, Sebrae, CMTU, Codel e outras entidades.
Essas equipes terão 48 horas para desenvolver soluções inovadoras com a intenção de solucionar desafios relacionados ao setor de serviços públicos, de acordo com o conceito de processo colaborativo conhecido como Design Thinking.
O vice-prefeito de Londrina e coordenador do GovJam, Guto Bellusci, disse esperar que este seja o primeiro de uma série de eventos realizados no Município com a utilização de uma estratégia baseada no design de serviços. “As soluções apresentadas podem ser aplicadas para que tenhamos condições de vencer os desafios do poder público e melhorar a vida dos cidadãos”, afirmou.
Criatividade – O tema de trabalho proposto às equipes é amplo e foi divulgado apenas no ínicio do evento, junto com explicações sobre o conceito de Design Thinking. Os participantes assistiram a um vídeo, no qual uma tela branca estava repleta de círculos pretos, alguns isolados e outros mantendo contato. Os círculos começavam a se fragmentar até sumirem, e a tela voltava a ficar limpa. Depois disso, os círculos, aos poucos, se formavam novamente, retomando o cenário inicial.
De acordo com Guto Bellusci, as interpretações sobre o tema sugerido foram as mais diversas. As equipes apresentaram visões abrangendo ideias de acessibilidade, integração social, comunicação entre instituição pública e sociedade, melhoria de experiência para turista durante os Jogos Olímpicos, entre outras abordagens. Vários recursos estão sendo utilizados para a elaboração dos projetos: lego, massinha, desenhos, recortes, papel, tesoura, entre outros.
Trabalhos – Os participantes estão focados nas atividades nesta quarta-feira (1) até as 18 horas. As equipes terão prazo até amanhã, por volta das 15 horas, para finalizarem o protótipo criado (texto, vídeo, apresentação) e compartilharem a solução construída. Todas as atividades ocorrem no Senai Londrina, localizado na Rua Belém, 844.
Fotos: Divulgação