Conheça um pouco da história da Tocha Olímpica
Símbolo Olímpico estará em Londrina no próximo dia 28; chama foi acesa na Grécia e percorrerá 329 cidades do Brasil
A Tocha Olímpica vem percorrendo diversas cidades brasileiras, trazendo momentos marcantes por onde passa. No dia 3 de março a Tocha desembarcou em Brasília e começou seu trajeto pelo País. No próximo dia 28, uma terça-feira, a Tocha estará em Londrina. Uma celebração para a recepção será montada no aterro do lago Igapó, onde haverá atrações culturais e esportivas para a população. O símbolo olímpico percorrerá 329 cidades até a abertura oficial do evento no dia 5 de agosto no Rio de Janeiro, onde será acesa a pira Olímpica.
O fogo aceso é considerado pelos gregos da Antiguidade como um elemento divino. Para certificar a sua pureza, as chamas eram acesas através da “skaphia”, um espelho côncavo que converte os raios a um ponto específico. Este ritual ainda é praticado na Era moderna na cidade de Olímpia, em frente ao Templo de Hera.
A primeira edição dos Jogos na Era Moderna a possuir uma pira Olímpica acesa, foi realizada em Amsterdã, no ano de 1928. Berlim, em 1936, recebeu o primeiro revezamento da tocha, tendo a chama acesa em Olímpia e sendo carregada até a cidade. Mas foi em 1948, em Londres, que esta celebração ganhou do Movimento Olímpico a valorização de tradições da Grécia Antiga.
Hoje a Tocha é acesa em Olímpia, depois percorre algumas cidades da Grécia até chegar a Atenas, sendo assim transportada ao país cede dos Jogos. No país, ela percorre diversas cidades sendo carregada por milhares de pessoas, numa celebração de paz e união.
Com informações RIO 2016