Alunos do CMEI Anita Correia participam do Projeto Diversidade
Atividades serão realizadas entre segunda (20) e sexta-feira (24); temática deste bimestre são os Jogos Olímpicos
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Anita Correia realiza, a partir desta segunda-feira (20), mais uma edição do Projeto Diversidade. As atividades terão como tema os Jogos Olímpicos, e prosseguem até sexta-feira (24). Participam do projeto os 80 alunos da unidade, de 3 a 4 anos. O CMEI fica localizado na rua Pedro Martins, 176, no conjunto habitacional Tito Carneiro Leal, região sul.
Segundo a integrante do Apoio Pedagógico de História da Secretaria Municipal de Educação (SME), Eliane Candoti, o Projeto Diversidade é promovido em todas as unidades escolares, e visa capacitar os profissionais da rede municipal de ensino a atender a legislação federal nº 10639/2003 e 11645/2008, que tratam da questão da diversidade na grade curricular.
Eliane explicou que o projeto é o desencadeamento de uma formação, que conta com uma carga horária presencial, de embasamento teórico, atrelado a uma oficina prática. “Cada bimestre trata de uma temática, com sugestões da Secretaria, e cada unidade tem a liberdade para associar o trabalho daquele período com o que já é desenvolvido na escola, para integrar todas as áreas do conhecimento, de uma forma interdisciplinar.”
Além de atender a legislação federal, o Projeto Diversidade busca contribuir para a formação pessoal do aluno, orientando sobre questões de convivência. “É um trabalho com uma estrutura diferente e em constante adequação à nossa realidade. Através de uma pesquisa teórica, descobrimos que o trabalho sobre a diversidade deve ser feito já nos primeiros anos, pois isso vai sendo construído pouco a pouco, e visa promover a tolerância e a aceitação das diferenças. Os alunos aprendem sobre respeito, valorização da cultura do outro, autoestima e empoderamento”, ressaltou Eliane.
Cada escola municipal e CMEI contam com um representante para participar das atividades formativas, e ele se torna multiplicador em sua unidade. Eliane informou que o trabalho também envolve intervenções em várias questões, inclusive nas rotinas do cotidiano escolar. “Eles implementam o Projeto Diversidade nas escolas e CMEIS, e ali efetivam essa prática, adequando à faixa etária das crianças e fazendo as adaptações necessárias”, contou.
No CMEI Anita Correia, a auxiliar de supervisão Aparecida Cristina Rodrigues Finoti afirmou que, pela manhã, cada turma ficará responsável por apresentar o histórico e simular uma modalidade dos Jogos Olímpicos para os demais, em sistema de revezamento. Serão quatro esportes no total. “À tarde, teremos oficinas de arte, conto, músicas, jogos e brincadeiras, e em cada uma delas, será abordado um aspecto relacionado aos jogos olímpicos”, disse.
Na oficina de artes, os alunos vão conhecer o significado da simbologia dos Anéis Olímpicos, enquanto na oficina de conto, vão aprender sobre mascotes das olimpíadas. “A modalidade hipismo será trabalhada na oficina de jogos e brincadeiras. Para a oficina de música, o foco é o samba, estilo típico do nosso país e sede dos jogos deste ano”, acrescentou a supervisora.