Integrantes do Compaz tomam posse para o biênio 2016-2018
Os 24 membros darão sequência ao trabalho permanente que o Conselho vem desenvolvendo em Londrina
O prefeito Alexandre Kireeff assinou, nesta quarta-feira (22), em seu gabinete, o termo de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz). Os 24 conselheiros, titulares e suplentes, formam a gestão do Compaz para o biênio 2016-2018. A nomeação foi feita pelo decreto nº 705/2016.
De acordo com Kireeff, a tolerância, a compreensão e o respeito formam o único caminho possível para a construção de um mundo mais justo e pacífico. “Parabenizo o Compaz pelas importantes ações que vem sendo realizadas na cidade em prol da paz e da solução de conflitos. Desejo a todos os integrantes que estão tomando posse hoje um período de muito sucesso e produtividade nos trabalhos.”
A nova presidente do Compaz, Maria Aparecida Prandini Pereira, disse que a nova gestão continuará trabalhando na articulação das ações que vem sendo realizadas pelo Conselho, o único do segmento de Cultura de Paz do Brasil que está em sua quinta diretoria (2008-2016). “Vamos seguir com eventos e atividades como a Semana da Paz, que em setembro terá sua 16ª edição, os Abraços pela Paz e o apoio à implementação da Justiça Restaurativa no município. Também terão continuidade projetos importantes como o Embaixadores da Paz e o Acampaz, nas escolas municipais, além da campanha Arma não é brinquedo”.
Sugestão – Durante a cerimônia, a presidente do Compaz entregou ao prefeito uma carta com a sugestão de criação de um programa municipal de práticas restaurativas nas escolas, com a finalidade de promover a cultura de paz nas unidades escolares. Para isso, seriam utilizados os princípios da Justiça Restaurativa como estratégia para a ampliação e potencialização do diálogo, intra e extra ambiente escolar, visando a construção de soluções coletivas e promotoras da paz.
O documento é fruto dos trabalhos realizados em cooperação com o Núcleo de Articulação para Implementação da Justica Restaurativa em Londrina e com a Secretaria Municipal de Educação.
Compaz – O Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) é formado por 24 conselheiros, sendo 12 representantes da sociedade civil e 12 membros indicados pelo poder público. A nova diretoria é composta por Maria Aparecida Prandini Pereira (presidente), Lilian Azevedo Miranda (vice-presidente), Luis Claudio Galhardi (1º secretário) e Charleston Luiz da Silva (2º secretário).
O Compaz é formado por membros de ONGs, segmento religioso, categoria profissional, instituições de ensino (público e privado), secretarias municipais e Câmara Municipal. A lista completa com os nome dos novos integrantes do Compaz, e suas respectivas entidades, pode ser acessada pelo endereço http://goo.gl/nUsxZC.
Fotos: Vivian Honorato