Fórum discute saneamento básico e desenvolvimento sustentável em Londrina
Durante o encontro, foi realizada a eleição de lista tríplice de indicados para compor o Conselho Municipal de Saneamento
A Prefeitura de Londrina realizou, nesta terça-feira (21), o Fórum Municipal de Saneamento Básico e Desenvolvimento Sustentável. O encontro, aberto a toda comunidade londrinense, discutiu a criação do Conselho Municipal de Saneamento e a política de Saneamento Básico do Município. O Fórum contou com a presença de representantes de vários segmentos e da comunidade local e foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi.
Na abertura oficial do Fórum, o Assessor Executivo para Projetos Estratégicos da Prefeitura, Carlos Alberto Geirinhas, lembrou que com o contrato de prestação de serviços firmado com a Sanepar, o Município conta com recursos que serão obrigatoriamente investidos na área ambiental, como gestão de resíduos sólidos e drenagem. O gerenciamento destes investimentos será uma das responsabilidades do Conselho Municipal de Saneamento. “É uma grande atribuição priorizar estes investimentos, dentre os vários projetos existentes, de forma democrática e transparente. Por isso é importante estarmos reunidos em prol deste objetivo, e da formação deste Conselho”, afirmou.
O diretor técnico da Secretaria Municipal do Ambiente, Thiago Augusto Domingos, fez apresentação técnica sobre a situação do saneamento básico em Londrina, drenagem urbana, limpeza e gestão de resíduos. Na apresentação, apontou que a cidade tornou-se referência com o projeto Lixo Zero, que minimiza o uso dos aterros e investe em reciclagem e compostagem.
De acordo com Domingos, uma característica importante de Londrina é a cultura urbanística de cuidado com os fundos de vale, prevista em sua legislação. “Por condições geológicas do nosso solo, a taxa de permeabilidade no município é muito baixa. É preciso analisar estas e outras características, para fazer o melhor uso possível dos recursos destinados ao saneamento básico”, ressaltou.
Ao término da apresentação, foram chamados para compor a mesa de honra, além de Geirinhas e Domingos, a secretária municipal do Ambiente, Liane Aparecida Lima, e o assessor técnico administrativo da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), Claudemir César Maistro. Em seguida, foi aberto o espaço para que os participantes pudessem tirar dúvidas e oferecer sugestões.
Lista Tríplice – Após os questionamentos, teve início a eleição da lista tríplice de indicados, por segmento, para compor o Conselho Municipal de Saneamento. Os participantes foram divididos em cinco grupos: usuários de serviços de saneamento básico, empresa prestadora de serviços de saneamento contratadas pelo município, organizações não governamentais, entidades de representação profissional e universidades, todos ligados à área de saneamento básico.
Dentre as 12 pessoas selecionadas, no total, para compor a lista tríplice de cada segmento, estão representantes da comunidade londrinense, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon), Observatório de Gestão Pública, e das cooperativas Coopermudança e Cooper Região.
Os selecionados deverão apresentar, na Secretaria Municipal do Ambiente, documentos comprobatórios de vínculo com a atividade de saneamento básico, em até cinco dias úteis após a realização do Fórum. Uma comissão de análise irá avaliar a documentação, e encaminhar a lista ao prefeito.
Para completar a composição do Conselho, outros quatro nomes serão nomeados pelo Executivo, como representantes da administração direta. Os nomes dos membros serão divulgados através de decreto municipal publicado no Jornal Oficial, em até 60 dias consecutivos, contados a partir da realização do Fórum.
Fotos: Vivian Honorato