Escolas produzem trabalhos artísticos para revezamento da Tocha Olímpica
As artes ficarão expostas na mostra “Pés Vermelhos nas Olimpíadas 2016”, a partir das 9 horas da segunda-feira (27), na Prefeitura
Os alunos das unidades escolares municipais de Londrina produziram diversos trabalhos artísticos para o evento de revezamento da Tocha Olímpica, que acontece na próxima terça-feira (28). Os trabalhos ficarão expostos na mostra “Pés Vermelhos nas Olimpíadas 2016”, a partir de segunda-feira (27), no saguão e na parte externa da Prefeitura. A intenção da Secretaria Municipal de Educação é estender a exposição para os demais dias da semana.
Trata-se de um trabalho que foi desenvolvido com professores de algumas escolas e centros de educação infantil municipais de Londrina, nos cursos de formação continuada, do Apoio Pedagógico de Arte, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação. Os professores participantes foram multiplicadores, pois realizaram com seus alunos e outras turmas os trabalhos propostos nos cursos. Participaram deste trabalho professores de educação infantil P4 e P5 e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 30 unidades escolares.
A exposição de Artes Visuais trabalhou com as seguintes modalidades: fotografia, colagem, desenho, escultura e instalação. Os materiais utilizados para a realização dos trabalhos foram: papel alumínio, EVA, papelão, tampinhas de garrafa pet e outros materiais recicláveis. Os alunos de educação infantil carimbaram, com tinta vermelha, representando os pequenos pés vermelhos londrinenses e fizeram um desenho de alguma modalidade olímpica. Já os alunos do Ensino Fundamental fizeram esculturas de papel alumínio, escreveram frases sobre os esportes e estes trabalhos juntos farão parte de uma instalação artística.
Os trabalhos foram propostos nos cursos de formação continuada “As artes visuais e a música na Educação Infantil” e “As artes visuais e a música no contexto escolar”, ministrados por Laura Célia Sant’Ana Cabral Cava e Lúcia Toshiko Sumigawa, do Apoio Pedagógico de Arte.
De acordo com os organizadores, a exposição demonstra a importância dos Jogos Olímpicos 2016 para a Secretaria Municipal de Educação. Segundo ela, durante todo o processo de produção dos trabalhos tanto a equipe gestora quanto as unidades escolares, por meio dos professores e alunos, demonstraram engajamento, dedicação e valorização do esporte na formação integral das pessoas. Os professores informaram e debateram sobre as diferentes modalidades esportivas presentes nas Olimpíadas e também abordaram a importância do esporte na saúde e na formação humana em diferentes culturas.
Os alunos também contaram com o material de apoio, “Jogos Olímpicos – Rio 2016: do esporte para a sala de aula” elaborado por Junior Cesar Dias de Jesus do Apoio Pedagógico de Educação Física e membro da Comissão Organizadora de Recepção da Tocha Olímpica, contribuindo para subsidiar o trabalho docente nas escolas. Segundo Junior, o material contém informações gerais sobre os jogos olímpicos e paraolímpicos, como histórico, descrição das modalidades, imagens e curiosidades.
Fotos: Divulgação




