Destaques

Escolas e CMEIs de Londrina recebem melhorias durante as férias escolares

Além das 85 unidades escolares, da zona rural e urbana, atendidas com o serviço de capina e roçagem, outras estão com obras de reforma, adequação e ampliação em andamento

Na próxima semana, dia 5 de fevereiro, cerca de 46 mil estudantes iniciam o ano letivo de 2026 na rede municipal. Mas antes das aulas começarem, a Prefeitura iniciou uma série de preparativos nas unidades escolares, com serviços de limpeza, capina, manutenção e adequações, para que os alunos, professores e funcionários passem a contar com ambientes mais confortáveis e seguros.

CMEI Telma Cavalheiri Motta Sanches. Foto: Divulgação/ SME

Até o momento, a Secretaria Municipal de Educação (SME) contabiliza que 85 unidades escolares, tanto da área urbana como dos distritos, já foram atendidas com o serviço de capina e roçagem, para eliminar o mato alto. Algumas das unidades atendidas foram o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Telma Cavalheri, e as Escolas Municipais Professor Joaquim Pereira Mendes, Doutor José Hosken de Novaes, Padre Anchieta, Norman Prochet, entre outras.

Esses serviços seguem ativos pelos próximos dias, com expectativa de que sejam finalizados em toda a rede municipal antes do início do ano letivo.

Conforme a secretária municipal de Educação, Vânia Costa, a equipe da pasta tem trabalhado continuamente para que as escolas estejam bem cuidadas, seguras e preparadas para receber a comunidade escolar. “Estamos realizando serviços como pintura, roçagem e poda, reparos em telhados, instalação de parques infantis, adequações na rede elétrica e dedetização. Essas ações são essenciais para preservar a estrutura das unidades, prevenir problemas e garantir ambientes mais organizados, seguros e adequados para o desenvolvimento das atividades educacionais”, ressaltou.

Foto: Alysson Lourenço/ PML

Além dos cuidados com limpeza das escolas e CMEIs, também estão em andamento obras de infraestrutura e manutenção, como os reparos no telhado e a instalação de uma pia no solário da Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, que fica na zona oeste. A Tekenge Engenharia, empresa contratada pela SME para prestação de serviços de manutenção predial já concluiu a adequação da instalação elétrica com novo quadro de distribuição de energia. Essa adequação vai permitir a instalação de três novos aparelhos de ar-condicionado, adquiridos pelas famílias dos alunos.

Também estão programados a construção de novos banheiros, instalação de estrutura metálica com sombrite para área de sombra, parque infantil, portões e bancos internos. Inaugurada em 2005, essa escola atende 800 crianças no período matutino e vespertino, distribuídas em 30 turmas do P4 ao 5º ano. De acordo com a diretora Priscila Oliveira, essas são demandas importantes que serão muito bem-vindas pela comunidade escolar. “Recentemente tivemos a ampliação de duas novas turmas de P4, então os banheiros novos virão para atender as crianças de 4 e 5 anos. A pia no solário também será muito útil, pois é uma área externa que as crianças usam muito para pintura e agora terão onde limpar as mãos e os pincéis”, acrescentou.

Uma novidade do prédio da Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amancio, e com certeza será muito apreciada pelos alunos, é a pintura lúdica feita voluntariamente no pátio pela coordenadora pedagógica Francileyde Cristina de Oliveira. “Além dessas brincadeiras no pátio, ela também pintou as paredes e organizou nosso espaço para horta”, completou a diretora. O endereço dessa escola é Rua Midori Koga, 486, Jardim Santa Rita Vl.

Melhorias no CMEI Sandra Leme. Foto: Alysson Lourenço/ PML

Para ampliar o número de turmas e acolher com muito conforto as crianças, o CMEI Sandra Regina Maximiano Leme está construindo três novas salas.  Nessa unidade, também está sendo executada a correção de desnível de corredor. O CMEI fica na Rua Ruy Virmond Carnascialli, 904, Jardim Santa Rita.

E na região norte, estão em andamento as adequações de banheiros, biblioteca, sala de limpeza e grelhas da Escola Municipal Professora Ruth Lemos. A diretora Ana Lucia Pereira Maldonado de Almeida explicou que uma infiltração subterrânea no banheiro provocou erosão do solo, tornando necessária a reforma desses três espaços. “Além de corrigir a erosão estão fazendo a troca do piso da biblioteca e da sala ocupada pela equipe de limpeza. No banheiro, onde houve essa infiltração, a reforma incluiu adaptação para acessibilidade. Todos os anos recebemos alunos com deficiência, e vai ser muito importante eles terem um banheiro adequado às suas necessidades, agora até com chuveiro. A estimativa é que concluam a colocação dos azulejos em breve, depois farão a instalação das louças e granitos e, por último, das novas portas em alumínio”, explicou.

Biblioteca da E.M. Ruth Lemos. Foto: Alysson Lourenço/ PML

A equipe de manutenção já finalizou a manutenção das grelhas de escoamento na ala de Educação Infantil. “Há um bom tempo tínhamos problema de acúmulo de água de chuva, e agora com isso resolvido não teremos mais essa preocupação. Era algo que nos incomodava muito, pela insegurança para as crianças e pelo risco de proliferação do mosquito que transmite dengue, mas esse ano nossos alunos e equipe terão uma escola bem melhor, mais preparada e mais segura para recebe-los”, ressaltou Almeida.

A Escola Municipal Professora Ruth Lemos fica situada na Rua Francisco de Assis Fernandes Ruiz, 533, Conjunto Luiz de Sá. Com 750 alunos matriculados para 2026, essa unidade oferta turmas do P4 ao 5º ano, no período da manhã e tarde.

Substituição de piso na E.M. Jovita Kaiser. Foto: Alysson Lourenço/ PML

Ainda na zona norte da cidade, a Escola Municipal Professora Jovita Kaiser (Rua Raimundo Rodrigues da Silva, 29, Jardim Alto da Boa Vista) é mais uma unidade com obras em andamento. O antigo piso do prédio escolar está sendo removido, para substituição por peças de granitina.

Próximas ações Pelo cronograma da SME, em breve mais unidades escolares serão atendidas com serviços de manutenção, reforma e adequações. Segundo a Diretoria Administrativa e Planejamento da SME, a Escola Municipal (E.M.) Norman Prochet terá adequação de muro lateral, reparos internos e pintura do hall de entrada; enquanto a E.M. Professora Geni Ferreira vai passar por substituição da estrutura do telhado e forro.

Também estão programadas melhorias na E.M. Salim Aboriham, com instalação de tubulação e novo forno elétrico, além de adequação dos banheiros dos alunos e professores. Para a E.M. Anita Garibaldi, está sendo preparada a estrutura da nova cobertura do pátio; e na E.M. Doutor Claudio de Almeida e Silva, são previstas a adequação do padrão de energia elétrica e pintura.

O CMEI Dirce de Almeida Barros Baptista, que atualmente comporta até 100 crianças, entrará na reta final de suas obras de ampliação. Já o CMEI Professora Clélia Regina Guilherme de Almeida Zotelli terá adequações do espaço físico, também para abertura de novas turmas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos