Guarda Municipal de Londrina promove treinamento para agentes de Maringá
Capacitação da Romucam reforça a integração regional e o patrulhamento tático com motocicletas

A Guarda Municipal de Londrina realizou, nesta quinta-feira (29), um treinamento operacional com guardas municipais da cidade de Maringá, na sede operacional da GM Londrina, por meio do grupamento de motos Romucam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas). A capacitação teve como foco o patrulhamento tático com motocicletas, a condução segura e a atuação em ações de apoio operacional.
O curso básico, com carga horária de oito horas-aula, foi dividido em duas etapas. Pela manhã, os participantes passaram por um aquecimento técnico, com pista simples e obstáculos, incluindo exercícios de zigue-zague, com o objetivo de avaliar a pilotagem e o domínio da motocicleta pelos três guardas municipais de Maringá.

No período da tarde, as atividades foram realizadas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, onde os participantes vivenciaram uma simulação de escolta, com diversos elementos que se aproximam de uma situação real de atuação operacional.
Durante o treinamento, foram repassados os princípios básicos da escolta e do serviço de batedor, abordando a organização do comboio, a distribuição das funções entre os motociclistas e as técnicas de segurança. Também foram trabalhadas orientações sobre postura operacional, progressão, retomada da escolta e atenção constante ao entorno, garantindo a segurança dos agentes e de terceiros durante a ação.
Para o secretário de Defesa Social de Londrina, Felipe Juliani, a capacitação reforça a integração regional e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal de Londrina. “Esse treinamento é muito importante porque reforça a integração entre as guardas municipais da região. Maringá está a cerca de 100 quilômetros de Londrina e os agentes vêm observar o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui, os resultados alcançados na segurança pública e a forma como atuamos no patrulhamento tático com motocicletas. O Romucam da Guarda Municipal de Londrina tem se tornado uma referência, um espelho para outras guardas, que estão se inspirando no projeto para replicá-lo em suas cidades. Isso é fruto do grande trabalho realizado pelos nossos agentes”, destacou.

Segundo o secretário, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento da segurança pública regional. “Hoje iniciamos esse treinamento com os guardas de Maringá, que estão dando os primeiros passos para criar um grupamento tático de motocicletas. A ideia é que, assim como Londrina, Maringá também possa contar com um patrulhamento tático eficiente, com motos atuando de forma direta no apoio à sociedade”, completou Juliani.
A ação reforça o compromisso da Guarda Municipal de Londrina com a integração entre instituições de segurança pública, o compartilhamento de conhecimento técnico e o fortalecimento de parcerias regionais, contribuindo para uma atuação cada vez mais qualificada e alinhada em favor da proteção da população.




