Destaques

Saúde prossegue com a campanha “Inverno Sem Aedes aegypti”

dengue.ARQUIVO.P

Ação, que será realizada na avenida Saul Elkind, terá abordagem no semáforo, aos pedestres e nos comércios, além de distribuição de sacos de lixos e panfletos com orientações

 

Na próxima sexta-feira (8), das 9 às 12 horas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Controle de Endemias, realiza mais uma ação da iniciativa “Inverno sem Aedes aegypti”, desta vez na região norte. O tema é “Agora é hora de Fiscalizar! Todos Juntos Evitando a Proliferação do Mosquito Aedes aegypti!”. As ações serão concentradas na avenida Saul Elkind, com a rua Joaquina de Oliveira Perfeito e avenida Gines Parra.

Segundo a educadora de Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos, a iniciativa vai mobilizar cerca de 20 agentes de endemias e oito agentes comunitários de saúde. Haverá abordagem no semáforo, aos pedestres e também nos comércio. “Serão distribuídos sacos de lixos e panfletos com orientações”, informou.

Também será montada uma ação de informações, para orientar o público sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito que transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus. O objetivo da iniciativa é alertar a população sobre a importância dos cuidados permanentes aos locais que podem ser criadouros para o mosquito.

“Os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por até 450 dias, ou seja, mais de um ano, podendo vir a eclodir no verão, devido às chuvas e as temperaturas mais altas, por isso a importância dos cuidados constantes, inclusive no inverno”, destacou a educadora.

O trabalho conta com parceria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maria Cecília e Aquiles; Guarda Municipal; Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf); Sindicato Nacional dos Aposentados e representante do bairro Jardim Leonor. O Tiro de Guerra também foi convidado a participar.

Outra iniciativa – Na segunda-feira (11), das 8h30 às 10 horas, será realizada a ação “Palavras Motivam, o Exemplo Transforma – COPEL contra o Aedes aegypti”. Cerca de 10 colaboradores da Companhia Paranaense de Energia participam de um mutirão de limpeza no entorno da empresa.

A ação se concentra nas ruas Chile com Cambará, região leste, e será orientada e supervisionada pela coordenação de Controle de Endemias, que já ministrou palestra teórica sobre o tema para os funcionários do local.

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos