Presidente do IPPUL é nomeado para o Conselho de Administração do Paranacidade
Com indicação do IAB/PR, Cláudio Bravim passa a integrar o órgão deliberativo e de controle, que define diretrizes e acompanha a atuação da entidade
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Cláudio Bravim, passa a ocupar uma cadeira titular no Conselho de Administração do Paranacidade. A indicação se deu via Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB/PR), e a nomeação foi assinada na última quarta-feira (4) pelo superintendente do Paranacidade e secretário das Cidades do Estado do Paraná, Guto Silva.
O Conselho de Administração do Paranacidade é o órgão superior da entidade e possui funções deliberativas, consultivas, normativas e de controle. Conforme o Estatuto e o Regimento Interno, atua com foco em garantir o cumprimento da missão e dos compromissos de interesse público, incentivar o planejamento e as metas, assegurar qualidade nas decisões e fortalecer a continuidade da instituição.
Em sua composição, o Conselho é formado por um membro honorário, quatro membros natos e cinco membros efetivos, estes representando a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Instituto de Arquitetos do Brasil – Paraná (IAB/PR), e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

Bravim, que é arquiteto urbanista de formação e possui pós-graduação em Arquitetura e Pós-Modernidade e em Patrimônio Histórico e Restauro, já presidiu e atualmente integra o Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (COSU-IAB). “Meu objetivo é colocar minha bagagem profissional à disposição do Paranacidade e contribuir para o desenvolvimento urbano de todo estado do Paraná”, afirmou.
Cabe ao Conselho de Administração do Paranacidade, dentre outras atribuições, definir diretrizes e prioridades, acompanhar o cumprimento do Contrato de Gestão com o Governo do Estado e aprovar planos, metas, orçamento e demonstrativos contábeis e financeiros. O órgão também orienta a gestão de fundos sob responsabilidade do Paranacidade e pode solicitar auditorias, acompanhar resultados, prestação de contas, qualidade dos serviços e o patrimônio da entidade.
Segundo o presidente do IPPUL, as ações programadas para 2026 no âmbito do Paranacidade e seu Conselho de Administração incluem o monitoramento de ações urbanas com base na Agenda 2030 da ONU e na Nova Agenda Urbana. “Plataformas de monitoramento serão apresentadas para garantir a transparência de projetos. E o órgão atua com escritórios regionais e postos avançados para apoiar municípios com projetos, obras e planejamento urbano”, acrescentou.
Enquanto representante de Londrina e do norte do Paraná no Conselho de Administração, Bravim pretende contribuir para que os diversos tipos de suporte prestados pelo Paranacidade cheguem, de forma efetiva, aos municípios e sua população. “Que isso ocorra em forma de novas obras, com coerência técnica e inteligência. E tudo isso se relaciona, também, com o IPPUL, pois é o objetivo do prefeito Tiago Amaral; e assim renovamos os objetivos e as metas diariamente, para oferecer uma vida com qualidade para todos”, completou.




