Destaques

Secretaria da Mulher renova projeto “Mulheres que Sorriem” junto à Unopar Anhanguera

A expectativa é que, pelo menos, 50 mulheres sejam encaminhadas para atendimento no primeiro semestre de 2026

Com o objetivo de dar continuidade aos atendimentos odontológicos gratuitos, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) renovou, em encontro realizado ontem (5), o projeto de extensão “Mulheres que Sorriem”, desenvolvido em parceria com o curso de Odontologia da Universidade do Norte do Paraná (Unopar Anhanguera).

Criada em 2023, a iniciativa chega ao terceiro ano consecutivo e tem como principal objetivo facilitar o acesso das mulheres a procedimentos odontológicos, sobretudo as mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Secretaria da Mulher.

De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, o projeto vai além do cuidado com a saúde bucal e atua também na reconstrução da autoestima das mulheres. “A violência muitas vezes tenta apagar a identidade da mulher. O sorriso costuma ser a primeira coisa que se perde, seja pela dor física ou pelo peso da alma. Quando transformamos um sorriso, estamos dizendo a essas mulheres que elas são vistas, que são valiosas e que têm o direito de recomeçar de cabeça erguida”, destacou.

Neste ano, segundo a secretária, a parceria irá ofertar 50 vagas, com um ciclo completo de atendimento. “Teremos ações de prevenção, para cuidar do futuro; tratamento, para sanar a dor; e restauração, para que elas voltem a sorrir com segurança e dignidade. O Mulheres que Sorriem não é apenas sobre odontologia, é sobre o resgate da vida e da esperança”, afirmou.

Segundo a psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo, desde o início do projeto, 317 mulheres já foram encaminhadas para receber atendimento odontológico. “A expectativa é muito positiva, pois a procura por esse tipo de tratamento é grande. Neste semestre, vamos atender 50 mulheres, com início dos atendimentos previsto para o começo de março”, explicou.

Foto: divulgação

Somente em 2025, 108 mulheres foram atendidas pelo projeto. Os tratamentos são realizados de acordo com as necessidades de cada paciente, podendo exigir até 14 sessões. Entre os serviços ofertados estão ações de prevenção, limpeza, restaurações, pequenas cirurgias, acompanhamento odontológico e a distribuição de kits de higiene bucal.

Para a professora de Odontologia da Unopar e coordenadora do projeto, Vanina Dalto, iniciativas de extensão como o Mulheres que Sorriem têm um importante papel formativo na graduação. “Projetos como este aproximam a teoria da realidade desde os semestres iniciais do curso. O contato precoce com a rotina de promoção de saúde bucal e com o atendimento clínico amplia a compreensão do papel social da odontologia e fortalece o senso de responsabilidade profissional”, afirmou.

A coordenadora também destaca o caráter interdisciplinar do projeto, que integra áreas como fisiologia, gerontologia, geriatria, farmacologia e cirurgia em situações clínicas reais. “Isso resulta em uma aprendizagem mais significativa. Além disso, utilizamos diversas estratégias educativas com a população atendida, como transmissão de conhecimentos por meio de recursos pedagógicos, comunicação digital, registros fotográficos e criação de perfis em redes sociais, estimulando nos alunos habilidades de educação em saúde e produção de conteúdo científico acessível.”, completou.

Os atendimentos ocorrem todas às quartas-feiras, no período da tarde, na Clínica  Odontológica da Unopar no Jardim Piza. As mulheres interessadas em participar da ação podem entrar em contato com Centro de Oficina para Mulheres (COM) pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056. Para mais informações acesse a página oficial do projeto de extensão no instagram @mulheresquesorriem.

Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos