Guarda Municipal Escolar Comunitária participa de ação de conscientização sobre Carnaval Seguro no CIEE
Ação contou com a participação de, aproximadamente, 100 estudantes de idades entre 14 e 21 anos
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), participou do evento “Conscientização do Carnaval Seguro”, promovido para jovens aprendizes com idades entre 14 e 24 anos, matriculados no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

As atividades foram realizadas nas tardes dos dias 11 e 12 de fevereiro para aproximadamente 100 jovens, e tiveram como foco principal a valorização da vida, a prevenção ao uso indevido e compartilhado de substâncias químicas entorpecentes, além da conscientização sobre o abuso de bebidas alcoólicas, especialmente neste período de festas.
Durante os encontros, os agentes da Guarda Escolar promoveram uma conversa franca e orientativa sobre drogas lícitas e ilícitas, abordando os riscos à saúde física e mental, as consequências sociais e familiares do uso abusivo, bem como os impactos na vida profissional dos jovens. Também foram esclarecidas as implicações legais para quem é flagrado portando ou fazendo uso de drogas ilícitas, reforçando a importância de escolhas responsáveis e conscientes.
A supervisora da Guarda Escolar, Kawanna Lima, destacou a importância da iniciativa. “Nosso programa de palestras é importante para levar consciência a esses jovens, especialmente neste período de festas. Acreditamos que, com nossas orientações, eles vão conseguir curtir o momento com sabedoria”, afirmou.

Além da prevenção ao uso de drogas e ao consumo excessivo de álcool, a equipe também reforçou orientações sobre segurança pessoal, respeito ao próximo, combate ao assédio e atitudes que contribuem para um ambiente mais seguro e saudável durante o Carnaval.
Para João Vitor Amaro, da equipe de Coordenação Técnica do CIEE/PR, a parceria fortalece o papel educativo da instituição. “Nós, do CIEE/PR Escritório Regional de Londrina, queremos destacar a extrema relevância da presença da Guarda Municipal nesta iniciativa sobre o projeto ‘Carnaval Seguro’. Quando a GM atende a esse chamado, ela vai além do patrulhamento: ela assume um papel educativo fundamental para os nossos jovens. O Carnaval é um momento de celebração, mas que exige responsabilidade. Para o jovem que está iniciando sua trajetória profissional no CIEE/PR, receber essas orientações diretamente de quem cuida da nossa cidade reforça o conceito de cidadania ativa. É a segurança e a educação caminhando juntas para um Carnaval de paz”, frisou.




