Portal do Siglon disponibiliza novas informações
Algumas das atualizações já podem ser acessadas pelo link http://siglon.londrina.pr.gov.br
O portal do Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon) está com várias novidades. Ali, estão reunidas informações sobre o município de Londrina em um banco de dados geográfico, disponíveis através do link http://siglon.londrina.pr.gov.br. Dentre as atualizações recentes, uma camada permite visualizar o histórico dos serviços de recapeamento asfáltico e pavimentação, realizadas nos últimos dez anos em Londrina.
O material foi elaborado pela equipe da Diretora de Serviços Urbanos e Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), e já está disponível no portal do Siglon. Para acessar, basta abrir a opção “Sistema de Transportes”, e em seguida selecionar “Recape e Pavimentação”. A legenda informa o período destacado, por ano.
O geógrafo do Siglon, Adilson Nalin, acrescentou que a equipe do Siglon disponibilizou para download uma nova versão da base cartográfica de Londrina, com informações de quadra, data e nome dos loteamentos. “Esse é um trabalho permanente, em virtude da dinâmica do Município”, disse. O link para acesso é http://goo.gl/28WHjF.
Parceria com os Correios – Com a finalidade de reduzir divergências no cadastro do Código de Endereçamento Postal (CEP), uma equipe da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) esteve em reunião com o Siglon, na última semana, e solicitou um mapeamento do Município. “Neste trabalho conjunto, estamos fornecendo a base cartográfica e o arruamento com informações sobre CEP. Os Correios farão a checagem e a correção do nosso mapeamento por CEP. Isso vai facilitar muito para o contribuinte, trazendo a garantia de que todas as correspondências serão emitidas ao endereço correto”, ressaltou Nalin.
Chuvas – Após fortes chuvas ocorridas em Londrina no mês de janeiro, vários pontos da cidade sofreram danos e prejuízos. Foram cerca de 400 pontos prejudicados, o que foi considerado o maior evento climático extremo da cidade. Para que a população possa acompanhar o andamento dos trabalhos de recuperação, o Siglon publicou as camadas operacionais “Danos das Chuvas de Janeiro” e “Reparos e pendências”.
O cidadão que acessar estas camadas poderá selecionar, em todas as regiões do município, os pontos afetados pelas chuvas, como pontes, vias e estradas rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades escolares. As informações foram obtidas junto às Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Obras e Pavimentação, Ambiente e Agricultura.
Projeto Universitário – A equipe do Siglon contribui com o projeto de pesquisa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sendo responsável por oferecer informações de caráter espacial, geodados, para uso no projeto “A Paisagem da rua comercial de Londrina: transformações e permanências”.
Foto: Ilustrativa




