Destaques

Município reinicia contratação de médicos e auxiliares de enfermagem

coletiva.saude.VP

Serão contratados 14 médicos e cinco auxiliares de enfermagem; profissionais já estão sendo convocados

 

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, anunciou, nesta quarta-feira (13), que o município iniciou a recomposição do quadro funcional de médicos e auxiliares de enfermagem nas unidades de saúde de Londrina. Serão contratados 14 médicos, sendo nove clínicos gerais e plantonistas, para atendimento nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quatro pediatras plantonistas, para atenderem no Pronto Atendimento Infantil (PAI), um anestesiologista, para atendimento na Maternidade Municipal e cinco auxiliares de enfermagem, que irão trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no turno da tarde.

Os profissionais já estão sendo convocados pelo município e a previsão é que comecem a trabalhar no início de agosto. As contratações são resultado do Plano de Otimização do Uso de Recursos da Saúde Municipal, que vem sendo elaborado desde abril e inclui uma série de medidas que tem por finalidade racionalizar os recursos da saúde, para que sejam investidos na melhoria ou no reforço da oferta de serviços.

coletiva.saude.V2As medidas incluem redução de horas extras desnecessárias ou não essenciais; programa de economia de energia, combustível e consumo de papel; maior número de servidores nos horários de maior volume de atendimento; concentração dos recursos humanos na oferta dos atendimentos essenciais e reorganização das atividades realizadas nas UBSs.

Segundo Martin, as medidas deverão possibilitar uma economia de mais de R$ 4 milhões até o final do ano. “Nós não estamos fazendo cortes em atendimentos ou nas assistências, estamos fazendo uma utilização correta dos recursos para que eles sejam aplicados nas necessidades de atendimento da população”, ressaltou. Segundo Martin, não haverá corte nas horas extras para atendimentos de urgência e emergência nas UPAS, pronto atendimentos e maternidade, pois são considerados essenciais.

UBSs da Zona Rural – Com relação ao horário de atendimento nas UBSs da zona rural, o secretário esclareceu que foi feita uma reprogramação de horários, considerando o movimento dos atendimentos nestes locais, mas todos os atendimentos estão mantidos.

Segundo Martin, nas unidades com maior movimento o atendimento continua sendo feito até as 17 horas (Maravilha e Lerrovile). Em duas unidades o atendimento acontece até as 16 horas (Guaravera e Três Bocas), três até 15h30 (Selva, Regina e Warta) e cinco até as 15 horas (Irerê, Taquaruna, Paiquerê, Guairacá e São Luiz). Os atendimentos, em todas as UBSs, iniciam às 7 horas.

“Esta reorganização dos horários e das atividades nas UBSs não vão prejudicar a população porque os atendimentos nas unidades básicas de saúde são programados, ou seja, previamente agendados. Na UBS o paciente geralmente faz consultas e acompanhamentos. Já os atendimentos emergenciais são feitos nas UPAs e pronto atendimentos”, esclareceu.

Programa de Fitoterapia – O secretário Gilberto Martin anunciou também a suspensão do Programa de Fitoterapia para o segundo semestre. Os pacientes que já estão em tratamento serão devidamente acompanhados pelas UBSs e redirecionados pelo Programa. “Não vamos deixar ninguém desamparado com relação a atendimentos, só que não temos mais condições de manter este programa no mesmo ritmo, pois ele resulta em um gasto de 720 mil reais por ano”, disse.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos