Cidadão

Confira a programação do Festival Internacional de Música para esta sexta-feira (15)

Apresentações gratuitas serão realizadas em diversos pontos da cidade; o Festival conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina

 

Nesta sexta-feira (15), o 36º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) oferece várias atrações com estilos diversos. A programação inicia pela manhã, às 9h20, no hospital Mater Dei, com apresentações do projeto “Música e Saúde Unimed”. A série leva música e alegria aos pacientes de vários hospitais da cidade. O projeto também se apresenta no hospital Evangélico, às 10 horas, e em seguida no hospital Infantil, às 10h40.

No período da tarde, o colégio Mãe de Deus recebe o Ciclo de Palestras do FIML, com os temas “A saúde do músico”, “A contribuição da Educação” e a “Somática na Saúde do Músico”. A conferência tem entrada gratuita, e será conduzida pela fisioterapeuta Débora Beckner, às 17 horas.

Na palestra, Débora fala sobre a sobrecarga que o músico é submetido durante as apresentações e extensos períodos de estudo e ensaio. Estudos apontam que as disfunções musculoesqueléticas relacionadas à prática instrumental atingem acima de 70% dos componentes de orquestras. O colégio Mãe de Deus fica na rua Pará, 845.

A orquestra de cordas e flautas do projeto “Kids Festival” se apresenta no Royal Plaza Shopping, às 18 horas. Neste espetáculo, crianças de 8 a 12 anos aprendem e praticam o repertório coral, resultando na integração de grupo, brincadeiras musicais, desenvolvimento artístico-expressivo e expansão do universo sonoro.

A partir das 18h15, é a vez das crianças e adolescentes que compõem a Banda Marcial Marcelino Champagnat animarem o calçadão de Londrina.  A banda teve início em 2013, sob a direção artística e musical do maestro Gilberto de Queiroz. Os integrantes da Banda têm idade entre nove a 18 anos, e o projeto tem como objetivo proporcionar a inclusão social de crianças e jovens através da música.

O repertório da Banda Marcelino Champagnat vai do clássico a temas populares, folclóricos, de filmes, marchas e dobrados militares. O grupo conta também com os professores de trompa, Marcelo das Virgens, e de percussão, Vinícius Lordelos.

A 36ª edição do FIML leva ao Teatro Fênix, em Apucarana, o recital de Piano com Piotr Oczcowski. O pianista polonês executa dois dos maiores nomes da música polonesa: Frederick Chopin e Karol Szymanowski. A entrada é franca, e o recital inicia às 20 horas.

Voltando a Londrina, a programação do FIML conta com a tradicional participação do Quinteto Villa Lobos, fundado em 1962. Além de ser o mais antigo grupo de música de câmara em atividade ininterrupta no Brasil, o Quinteto Villa Lobos é também o grupo brasileiro pioneiro em romper as fronteiras entre erudito e popular, combatendo preconceitos e mantendo-se irrepreensível no território da melhor música, sempre se apresentando com artistas renomados dos dois universos musicais.

No programa, August Klughardt, Quintett, Op. 79; Heitor Villa-Lobos, Quinteto em forma de choros; e Radamés Gnattali, Suíte para Quinteto de Sopros. A apresentação integra o Concerto Caixa, e será realizada no Teatro Crystal, às 20h30. Os ingressos custam R$20,00 e R$10,00 (meia entrada).
 
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná; Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina – Promic; Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento www.fiml.com.br.

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos